19 de dezembro de 2005

Moti-tsuki

Sou descendente de japoneses. Terceira geração. Sansey. E, perdoem os mais tradicionais, eu nunca me interessei pela cultura e nem pelo idioma, o que foi uma pena. Mas, como tudo muda nesta vida, comecei a me interessar mais pelas coisas do país onde meus avós nasceram. Ontem, fomos junto com meus pais participar desta "festa" Moti-tsuki. Como sou fã número um de "moti" não podia perder. Primeiro compra-se um arroz especial para fazer o moti. Cozinha esse arroz e depois de cozido coloca o arroz num pilão gigante onde os homens com uma espécie de martelo gigante tem que socar o arroz até chegar num ponto de uma massa bem grudenta e homogênea. O arroz depois de socado, vai para uma mesa onde as mulheres fazem bolinhos. Alguns bolinhos são recheados com "anko" (doce de feijão) uma delícia!!!! Dizem que "moti" dá sorte. Como toda festa japonesa, tinha música "enka", karaokê e muita comida. Tudo muito organizado. Esse tipo de festa me lembra a infância. Gostava muito de ir nas festas dos casamentos de descendentes de japoneses. Tinha a mesa dos noivos, padrinhos e pais que ficavam em frente à fileiras de mesas dos convidados. E, nas mesas, os "hashis" (palitinhos) arrumadinhos do lado dos pratinhos; os guardanapos dentro dos copos; os refrigerantes de garrafa de vidro também a postos e aquele monte de sushi, sashimi... Era muito engraçado porque não podíamos comer antes do discurso dos pais, dos noivos e dos padrinhos e claro do famoso Banzai! Banzai! Banzai! (viva!). Ontem, encontrei pessoas que encontrava nesses casamentos. Foi muito legal!

5 comentários:

Anônimo disse...

OI Marcia:
Então quer dizer q vc já comeu moti este ano??? ai q delíiiicia. Eu também adoro, vc já experimentou comer sem o "anko", assar, ou grelhar e comer com "shoyu"??? q demais. Pegou no microfone e cantou alguma música enka, p/ relembrar o nihon?? nihon sempre na memória.
até, beijocas
Madoka

Márcia disse...

Má, eu adoro moti assado com shoyu e açúcar!!! Delícia!! Lá na festa eu não cantei mas de vez em quando vou na casa da tia Keiko e fico ensaiando "Kawa no Nagare" da Missora Hibari com meu tio. Um barato. Eu amo esta música. Tinha uma japonesa bem maquiada e arrumada na festa que é cover da Missora HIbari, ela cantou essa música pra mim. Foi o máximo! Beijos!

andrea disse...

eu adoro estas festas também ! uma coisa típica são aquelas mesas compridas de madeira nos kaikans, forradas com papel de embrulho rosa !!! hehehe,as que eu ia sempre tinhas estas emsas forradas, eram muito CULT ! bj

Márcia disse...

Andrea, é verdade. Estou rindo até agora com lágrimas nos olhos... as mesas eram forradas com esse papel manilha rosa... muito bem lembrado!!!! Beijão!

Anônimo disse...

e eu que sou carcamana, sempre tive fascinacao pela cultura japonesa. adoro tudo! beijos,