31 de outubro de 2005

Um pouco de arte...



Edouard Leon Cortes

Le Tricot

Oil On Panel

"...num sei, só sei que tô assim..."

Tem dias que somos acometidos pelo vazio. Dias que passam e você só fica questionando se fizesse isso ou aquilo como seria? Mas, não tenta. Apenas questiona. Estou num desses dias. Estou vendo as coisas acontecerem para outras pessoas e eu aqui cheia de energia, sem nada pra contar, concluindo que não acontece nada na minha vida. Tenho vontade de fazer tanta coisa e ao mesmo tempo me falta aquele impulso pra ir, fazer e acontecer. Sempre fui "pau pra toda obra" mas ultimamente, ando tão e somente dona de casa que comecei a ficar entediada. Ao mesmo tempo quando penso em trabalhar no que eu trabalhava, fico ainda mais entediada. I'm completely lost. Tenho tantos sonhos, mas preciso arregaçar as mangas pra poder realizá-los... e cadê a coragem? Faço tricot diariamente, e é o que me salva. Hoje, comecei a fazer um tapetinho em crochet... não é a minha praia, mas estou querendo aprender coisas novas. Queria mesmo fazer um curso de história da arte, culinária, decoupage, dança moderna. Uma coisa de cada vez, eu sei. Mas, sou do tipo tudo-ao-mesmo-tempo-agora. Amo ficar em casa com meus bichinhos, com meu tricot, meus livros e meus discos... and sometimes, eu tenho vontade de descobrir o mundo, conhecer pessoas novas, aprender coisas novas. Sinto que não pertenço a este lugar e isso me sufoca, porque fico nesse lugar. Vejo tantas coisas erradas, coisas que não funcionam, pessoas sofrendo, tanto noticiário ruim na TV, guerra, ódio, destruição, desamor, ambição, aí me bate essa tristeza... essa vontade de ir, mas isso passa. Tudo na vida passa... é horrível isso. Desculpe.

30 de outubro de 2005

by Sheyla

Vestidinho e chapeuzinho vermelho em crochet para Giulia.

Vi a Giulia duas vezes, a primeira quando nasceu, a segunda há alguns meses. E de tão linda que é, me conquistou. Uma princesinha, sorridente, com os olhinhos mais lindos que existe, uma risada tão gostosa, uma bonequinha que, tenho muitas saudades.

Palavras Mágicas


Vive com alegria,
amorosamente,
entre aqueles que odeiam.

Vive com alegria,
com saúde,
entre aqueles que sofrem.

Vive com alegria,
em paz, entre os pertubados.

Olha para seu interior.
Permanece sereno,
livre do medo e do apego,
e conhece a doce alegria do caminho.

Do Dhammapada
Coleção de Aforismos Morais Budistas de 300 a.c
Revista Estilo Natural Set'03

Valeu a pena? Tudo vale a pena....

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

Mar Português
Fernando Pessoa

28 de outubro de 2005

Eu indico este filme


"Nunca te vi, sempre te amei" (84 Charing Cross Road)

Bom, esse filme é delicioso de assistir. Para começar o apartamento da personagem Helene (Anne Bancroft) é simples mas aconchegante, cheio de livros, papéis e tem aquela máquina de escrever, enfim tudo que eu gosto. Ela é uma escritora americana que gosta muito de livros raros e aí começa a se corresponder com o gerente Frank (o fabuloso Anthony Hopkins) de uma pequena livraria em Londres que vende livros especializados em edições raras e esgotadas. Surge aí uma correspondência afetuosa com o gerente que acaba se estendendo aos outros funcionários da livraria. É uma estória superbonita que fala de afeto, solidariedade e livros. Vale a pena alugar ou comprar o livro.

27 de outubro de 2005

Francisco e Cuca


Quem que aguenta o olhar desse cachorrinho tão sapeca, companheiro, brincalhão, carinhoso? Eu não aguento... ele é muito fofo. Está aqui do meu lado com uma carinha tão bonitinha que não tem como não ficar sorrindo. E, quando ele leva bronca, ele nem se mexe, abaixa a cabeça e levanta só os olhinhos e fica me encarando. Eu me divirto. Adoro cães, principalmente os vira-latas e os filhotes são muito engraçados. Definitivamente esses bichinhos que moram aqui com a gente são nossos amores, nossas vidas.


E a Cuca? Minha vidinha. Foi encontrada no meio da Giovani Gronchi, tão pequenina, parecia uma bolinha de pelo. Uma gracinha. Está conosco há 08 anos e é minha companheira. Assiste TV comigo; se estou lendo ela fica do meu lado; quando tricoto ela fica do meu lado me observando até pegar no sono. Ela é linda, é meu carinho, minha alegria de viver. E faz até pose para tirar foto.

O cão de-fi-ni-ti-va-men-te é o melhor amigo do homem.

Sim, dá trabalho, suja o quintal, estraga as coisas mas isso é o de menos. Aqui em casa, eles me protegem, me alegram, até conseguem me irritar de vez em quando, mas são tratados com muito amor e carinho.

Sorvete, boa pedida

Hummm... me deu uma vontade de tomar um super, hiper, mega sorvete como um daqueles que tomei há muitos anos atrás no Viena, era uma taça enorme e bem bonita com:

- 04 bolas bem caprichadas de sorvete nos sabores de morango, chocolate, passas ao rum e creme
- salada de frutas
- muuuuito chantilly
- cerejas
- castanhas
- xarope de chocolate
- xarope de morango
- casquinha bem crocante

Acho que não esqueci de nada... ô delícia!!!!

Cachecol Bariloche Azul






Vendi rapidinho este cachecol.

02 novelos lã Bariloche
agulha para tricô nº 12
14 pontos
1t., *1laç., 2.pj.t.* terminando com 2.p.j.t e 1 t.
Franjas de mais ou menos 20cm

Como vocês podem perceber, são muitos os resultados que obtemos quando trabalhamos com este ponto, vai depender do tipo de lã e agulha que serão usados. Fica lindo!!!!

Cachecol Colibri Marrom


Eu a-do-ro cachecol!!! Este é o meu preferido. Usei muito no inverno deste ano. Fiz este cachecol numa manhã fria e chuvosa, e acho que usei naquele dia mesmo.

01 novelo 100g da lã Colibri da Qualifios
agulha para tricô nº 10
20 pontos

Começar o cachecol com 14 carreiras iguais (ida e volta) no seguinte ponto:
1t., *1 laç., 2.p.j.t.* terminando com 2.p.j.t. e 1t.

Depois mudar para 07 cordões em tricô ou 14 carreiras em tricô.

Trabalhar sempre intercalando esses pontos. Terminar o cachecol com 14 carr. do primeiro ponto.

Não coloquei franja porque não sobrou lã e depois acabei gostando do resultado e ainda não tinha nenhum cachecol sem franja.

26 de outubro de 2005

Indignação II

Uns dias atrás toca o telefone, eu atendo: "Alô, sra. Márcia" sim... "Aqui é da Pucc II e estou ligando para pedir que seu pai passe no médico da sua cidade para pedir uma carta informando sobre a pressão alta e autorizando fazer o exame de colonoscopia" hããã? o quê??? por quê?? "Para remarcar o exame, nós precisamos desta carta... e a senhora pode enviar por fax, assim não precisa vir até Campinas para entregar a carta..." (pausa). Aí reclamei, soltei os cachorros, falei um monte de coisas outra vez e, no final anotei o nº do fax. De tão possessa (nossa que palavra estranha) que fiquei acabei esquecendo de providenciar a tal carta...

Ontem, toca o telefone, eu atendo: "Alô, Sra. Márcia?" sim... "Aqui é da Pucc II" sim... "Como a senhora ainda não passou a carta com a autorização do médico do seu pai, da sua cidade, eu conversei com o médido que ele passa aqui em Campinas e ele autorizou seu pai fazer o exame" (respirando fundo) sim... "Eu só consegui agendar para novembro'05... ele precisa vir buscar o preparo e depois outro dia fazer o exame" sim, obrigada.

O curioso é que quando meu pai fez o exame num hospital particular não teve nenhum desses problemas. Chegou no horário marcado, demorou um pouquinho só para ser atendido e pronto. Claro que, tivemos que pagar um absurdo, mas era urgente, fazer o que?

Só ouvindo Nothing, Seek & Destroy, Battery, Fade To Black do Metallica ou Awake, Stand Alone do Godsmack ou ainda Titãs na época do Cabeça Dinossauro para aguentar o tranco.

Vontade de viajar...



Saudades...


Sentimento...



Foto de AndreiaKris

25 de outubro de 2005


Torta de Sardinha para o lanche da tarde.

Desculpe pela qualidade da foto, esqueci o flash.......

Massa
Bater no liquidificador:
03 ovos inteiros
01 xícara (chá) de queijo branco picado (ou queijo parmesão ralado)
02 xícaras (chá) de leite
02 xícaras (chá) de farinha de trigo
01 xícara (chá) de óleo
01 colher (chá) de sal
01 colher (sopa) de fermento

Recheio
02 latas de Filés de Sardinha em Óleo Comestível (se preferir atum em água ou em óleo)
01 cebola grande bem picada
azeitonas verdes picadas
04 ovos cozidos e picados
sal e orégano a gosto
Ou um recheio de sua preferência.
Misturar bem todos os ingredientes do recheio.

Modo de preparar
Unte uma forma com margarina e farinha de trigo ou um pirex com óleo e despeje metade da massa que foi batida no liquidificador. Depois coloque o recheio bem misturado e espalhado e em seguida coloque o restante da massa para cobrir.
Leve ao forno para assar por aproximadamente 40 minutos em temperatura média até dourar.

Site muito fofo!!!

Gente olha que site mais fofo do mundo Thedog . Lembra quando o Mac estava com a promoção dessas fofuras? "Te fofo, né?!!" Tootsie-wootsie!!!

Cachecol Japonês


Dois lados de um mesmo cachecol

Quando eu participei pela primeira vez do Encontro das Tricoteiras de Sampa, aprendi a fazer este cachecol que é dupla face. É bem interessante o resultado. Um pouquinho chato para fazer porque coloco a lã no pescoço, então me enrolo toda. Mas até aí tudo bem. Estou trabalhando com lã sedificada e mesmo assim estou achando que está ficando grosso e pesado para nosso clima. Não sei se vou continuar esse trabalho. Claro que, há outras possibilidades, talvez trabalhar com linha, tricot fita (Neoné)... vamos ver.

Mensagem do Dia

Morre lentamente quem não troca de idéias, não troca de discurso, evita as próprias
contradições. Morre lentamente quem vira escravo do habito, repetindo todos os dias o mesmo trajeto e as
mesmas compras no supermercado. Quem não troca de marca, não arrisca vestir uma cor nova,
não dá papo para quem não conhece.Morre lentamente quem evita uma paixão, quem prefere o "preto no branco" e os "pingos nos
is" a um turbilhão de emoções indomáveis, justamente as que resgatam brilho nos olhos,
sorrisos e soluços, coração aos tropeços sentimentos.
Morre lentamente quem não vira a mesa quando esta infeliz no trabalho ou na vida pessoal,
quem não arrisca o certo pelo incerto atrás de um sonho, quem não se permite, uma vez na
vida, fugir dos conselhos sensatos.
Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem não acha graça de
si mesmo. Morre lentamente quem passa os dias queixando-se da ma sorte ou da chuva incessante,
desistindo de um projeto antes de o iniciar.
Mas é preciso assumir os riscos, pois o maior de todos eles é não arriscar nada. A pessoa que nada arrisca, nada faz, nada tem, nada é. Pode evitar o sofrimento e a mágoa, mas não irá aprender, sentir, mudar, crescer, amar,
viver. Prisioneira de sua atitude, será uma escrava, terá desistido de sua liberdade. Só quem assume riscos é livre.
Aproveitem a Vida!!!
Obrigada Magda!!!!

24 de outubro de 2005

Eleição

O bom de trabalhar no dia da eleição é que você encontra pessoas que você só encontra nesse dia mesmo. Conhecidos, amigos de infância que estudaram comigo na instituição que antes se chamava escola porque pelo-amor-de-Deus o que estão fazendo?! Está pior que presídio. Tudo destruído, carteiras, cadeiras, portas que não fecham, banheiros todos pichados, teias de aranha pra todo lado. Cada vez mais fico abismada com o estado degradante das escolas. Pelo menos, na minha época ainda se podia sentir o cheiro da cera, cheiro de limpeza, tinha uma magia, um respeito pelos professores que eram nossos ídolos. Em vez dessa cidade melhorar, está ficando tudo pior!!! Esse foi o lado ruim de trabalhar na eleição.

Blusa no Ponto Inglês


Com essa história de ficar só blogando não consigo terminar as blusas que estão em andamento.
Mas hoje eu termino... essa blusinha tão bonitinha, com cava raglã e capuz...
Não está ficando fofa?? Só não sei se vai servir...

Papo cabeça num sábado a tarde

No sábado fui visitar uma amiga minha e lá encontrei a Célia, que é tia do marido dessa minha amiga. E, nós (eu e a Célia) nos encontramos uma ou duas vezes no ano. Mas, quando nos encontramos é uma delícia porque conversamos sobre tudo e trocamos muitas idéias boas. Sabe aquelas conversas que rolam e você nem percebe a hora passar? O papo da vez foi filosofia, crise existencial e, muito questionamento. Célia questionando: "Por que adquirimos experiência se não podemos voltar no tempo para aplicar esta experiência?" Eu tentando responder: "Para passarmos para as pessoas mais novas, para que a gente mesmo cresça e amadureça". "Crescer e amadurecer para depois morrer?" Aí partimos para o obscuro, para o espiritismo, para outras forças existenciais no espaço, porque aqui, neste espaço, como responder a esta pergunta? Ela questiona muitas coisas, como por exemplo, a dedicação total aos filhos e anulação completa da própria vida. Porque hoje os filhos estão tomando cada qual o seu caminho e ela está com aquele sentimento de vazio... e, agora? O que eu vou fazer? Quem eu sou? Do que eu gosto? O eu quero mesmo? E, por aí foi nosso papo. Falei para ela começar a escrever um diário, tentando descobrir uma nova Célia ou resgatar um pouco da Célia que ficou lá atrás. É complicado... porque ela é do tipo de pessoa que não quer só viver vivendo... é uma pessoa que quer respostas e que quer acreditar em alguma coisa de novo. Mas, aos poucos a gente se encontra... eu acho.

21 de outubro de 2005

Friday Night

Final de semana chegando... e guess what? Vou trabalhar no domingo, dia do Referendo, e aí já decidiu? Eu ainda tô meio confusa, mas até lá decido. Desta vez não vai ser muita vantagem trabalhar neste dia porque como não estou trabalhando fora não vou ganhar dois dias de folga. No problem, coragem, "gambaté" como dizem os japoneses toda vez que você precisa se esforçar para algo.

Estava brincando de pega-pega com o Francisco (my little dog). Quando ele percebeu que eu ia colocá-lo para fora, ele começou a correr e fazer provocações do tipo "você não me pega!" - é brincadeira?! Uma graça!!!

Passei quase o dia todo mexendo neste blog. Copia código daqui, copia código dali, cola, descola, exclui, inclui, edita, salva. Faz uma besteirinha aqui e ali e acaba que depois não consegue voltar o que era antes... está aí o motivo da mudança do modelo deste blog... se bem que acabei gostando... Espero que vocês gostem.

E agora, José? O que vou fazer para minha amiga secreta?? Não quero decepcioná-la. Ai, ai, ai.... ó céus, ó dia, ó vida... ser ou não ser... penso, logo enlouqueço.

Poncho com lã Místico


Este poncho é muito simples de fazer.

Você escolhe o ponto que desejar e tricota um retângulo do tamanho que acha que vai ficar bom quando ele for dobrado. Vai costurar apenas um lado deixando espaço para cabeça.
Tricotei no ponto arroz simples e coloquei franjas somente de um lado porque acabou a lã e eu queria usar logo.




20 de outubro de 2005

Boa noite....

Estou cansadésima!! Acordei cedo, lavei o quintal inteiro, esfreguei a varanda, limpei a garagem e a calçada, passei pano na casa, lavei um montão de louça, lavei as gaiolas do ratinhos (ramster), coloquei comida para os cachorros, fiz o almoço, bloguei (bom) e tricotei (melhor ainda). Mas, meus braços, minhas costas, meus ombros estão daquele jeito. Sinto falta de exercícios. Queria correr, pular, dançar, nadar (se bem que não sei nadar, só sei boiar e megulhar, vai entender....), andar de bicicleta e patinar. Quando eu era adolescente eu andava sobre rodas. Era tão bom patinar ao som de Information Society.... Não sei porque a gente cresce...

Blusinha para bebê


Esta blusinha foi tricotada pela Solange, uma amiga minha daqui do Embu que me conhece desde que nasci que adora tricotar roupinhas e mantas para bebês.

Ponto Casinha de Abelha

Pontos múltiplos de 3+2

1ª carr. (direito do trabalho): 1t., *tirar 1 p.s.f (ponto sem fazer),
1 laç., 2.p.j.t*, terminar a carr. com 1t.
2ª carr. e todas pares: tricotar no ponto tricô, tirando as laçadas sem fazer
3ª carr.: 1t., *2p.j.t, 1p.s.f, 1laç.*, terminar a carr. com laç. e 1t.

Repetir estas carr.

Eu gosto de Tranças





Dão um toque especial para os trabalhos em tricot. Dá um pouquinho de trabalho mas essas ainda são simples. Pretendo ainda fazer tranças cruzadas, tranças duplas.....

Gorro no Ponto Tijolinho


Uma idéia fácil e rápido de fazer.

19 de outubro de 2005

Uma pequena explicação

De onde veio este arquivo de setembro e como apareceram mais dias de outubro?
No final do mês passado havia criado um blog com o nome de mikadogs. Foi minha estréia em blog. A princípio ia ser apenas um diário virtual, contando as minhas histórias. De repente, nas minhas navegações vi os modelos do "blogger" e acabei gostando. Queria fazer um blog direcionado somente para o tricot, mas aí pensei: como eu gosto muito de escrever (apesar de não ser nenhuma expert no assunto) e como eu também quero dividir "muitos assuntos" com todos os meus amigos e amigas, resolvi fazer do Mitricot um blog de diversos assuntos. Então, trasnferi meus posts do outro blog para este, para ficar tudo juntinho e pertinho de mim. E, também para compartilhar meus dias e pensamentos anteriores com as pessoas novas que ainda não o conhecia. É isso. Enjoy it!!!

Blusa com Flor

by Raquel

Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça...
Ela fez esta blusa para filhinha dela que é muito linda.
Ela tricota desde os 09 anos, é minha amiga há alguns anos, mas depois que descobri o tricot ela se tornou minha mestra. A Raquel tricota no "olhômetro", não anota receitas, a não ser um ponto de cachecol diferente que ela tenha gostado. Mas, ela não para por aí. Ela pinta tela, tecido, borda arraiolo, ponto cruz, ponto meia, faz o tal do jacquard e por aí vai. Eu a chamo de "insuportável 2" porque tenho outra amiga Sheyla que é a "insuportável 1" que também tricota, faz um crochet impecável, cozinha e tem uma filhinha linda. Em breve vou postar os trabalhos da Sheyla também. Ai como é bom estar rodeada de pessoas que fazem coisas tão belas!!!
Sabia que ia acontecer o pior... tratamento de canal... sem comentários.

Vamos falar de coisas boas!!
Vai começar a 29ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Preciso ver os filmes que serão passado a tarde porque como moro longe de tudo e de todos a melhor hora para mim é o matinê... um saco... mas fazer o que. Na verdade, nunca fui à uma Mostra antes mas sempre tive muita vontade. Vamos ver se os horários dos filmes serão compatíveis com minha disponibilidade. Minha paixão são os filmes europeus. Os chineses também sabem comover. Os japoneses só fazem filmes para chorar. São melodramáticos demais. Sou descendentes de japoneses então fico com a sensibilidade à flor da pele por ver aquelas histórias que a gente ouvia desde criança, sabe? Sem esquecer dos bons filmes americanos, afinal de contas, eles não produzem só filminhos para Sessão da Tarde, não é mesmo? Um exemplo bom: "As Pontes de Madison" com a maravilhosa atriz Meryl Streep e com o coroão Clint Estwood.

http://www2.uol.com.br/mostra/29/p_home.shtml

E a saga do dente continua...

Ai como eu sofro!!! Há um mês atrás fui ao dentista fazer um tratamento (gratuito). Na primeira semana após a conclusão do tratamento meu dente ainda doía. Deixei passar na esperança que fosse realmente passar... mas a dor não passou. É uma dor que vem de repente, que me derruba e depois passa... Resolvi voltar na dentista e fico me perguntando: será que vou sobreviver? Yes, I'll survive, hey hey!!!

18 de outubro de 2005

Blusa Místico


Sabe aqueles dias que você não tá a fim de fazer nada complicado mas quer tricotar de qualquer maneira?? Entonces, achei uma receita ótima e fiz esta blusa com a lã Místico. Superfácil de fazer. Sobe reto, arremata nos ombros e sobe reto uma gola que vai ser costurada dos lados. As mangas também sobe reto com poucos aumentos. Tcham!! Voilá!!! Você tem uma blusa folgada, gostosa de usar.

Horário de Verão

Gente, como esse horário de verão voa!!! Incrível... mas desse jeito tenho a impressão que não vai dar tempo de fazer tudo que quero fazer num dia. Estou com quatro trabalhos na agulha. Na verdade são duas amostras de pontos novos e duas blusas. Êta ponto difícil esse tal do ponto inglês, aí você junta com cava raglã e para terminar capuz. Mas, já estou no capuz. Desmanhca, começa, desmancha e assim vai.

Hoje está fazendo um friozinho bom com uma chuvinha chata mas ótimo para tricotar no sofá assistindo filme. Que tal?

By the way, estou lendo um livro muito bom: Um Certo Capitão Rodrigo de Érico Veríssimo. Nossos escritores são ótimos. Já tinha lido Clarissa e depois desse vou ler Música ao Longe. Queria comprar uns livros mas estão custando muito caro... quem sabe no ano que vem... ou ganhar de presente do maridovisck.

Faixa Bella



Achei essa faixa chiquerésima e pensei em um dia tricotar uma faixa igual, pois queria aprender esse tipo de trança.



Daí fiz esta faixa azul para uma amiga minha. Usei 02 fios da linha Bella. É uma boa opção para segurar um pouco o cabelo no verão.

17 de outubro de 2005

Fiquei tão empolgada em criar este blog que esqueci de escrever uma introdução.
Na verdade ainda sou uma aprendiz nesta arte maravilhosa que é o tricô. Faço muito tricô básico, pontos fáceis, sem muita complicação. Mas, é claro que estou sempre querendo aprender mais e mais. Então, além do tricô básico, vou tentar fazer uns trabalhos mais elaborados. São planos para um futuro próximo. Por enquanto, vou postar alguns trabalhos que estão em andamento e os que já havia feito no decorrer do ano. Portanto, alguns deles serão postados sem receitas, no máximo o ponto fantasia, pois eu não tinha o hábito de anotá-las. Se eu puder ajudar pessoas que amam tricotar como eu, mas que ainda estão no começo de carreira, vai ser ótimo. Tem muita coisa bonita por aí. Blogs e sites com trabalhos interessantes, bonitos e bem feitos, dos quais aprendi muita coisa.

Xale Azul


Como eu tinha 02 novelos de 100g da lã Sedificada que tinham sobrado de uma blusinha que fiz para meu sobrinho e aproveitando a onda dos xales e estolas, resolvi fazer este xale bem furadão, só para jogar por cima da roupa para dar um charme. Minha amiga (a modelo da foto) gostou tanto do xale que fez um igual. Aliás, esta amiga é minha mestra em tricô, pois ela começou a tricotar quando tinha 09 aninhos. Quando der e se ela permitir vou postar alguns de seus trabalhos.

Usei agulhas nº 10.

Número par de pontos.

Tricotar todas as carr. (ida e volta) do seguinte modo:

1 t., 1 laç., *2 p.j.t, 1 laç.*... terminando a carr. com 2p.t. e 1t.

Blusa com Fio Nina


Fiz esta blusinha para sobrinha do meu marido, minha sobrinha muito querida. Ela tem nove anos e é muito linda. Esta blusa foi muito fácil fazer. Subi reta e fiz com decote canoa. Nas mangas fiz apenas 02 aumentos. O ponto fantasia é o seguinte:

1ª carr. (direito do trabalho): *2t., 2m.* rep. até o final da carr.

2ª carr. e todas as pares: trabalhar em ponto tricô.

3ª carr.: *2m., 2t.* rep. até o final da carr.

5ª carr.: voltar para a 1ª carr.

16 de outubro de 2005

Bolo de coco delicioso



Já tenho esta receita há muitos anos. Eu adoro fazer bolos. Tem todo aquele ritual de separar as gemas das claras, peneirar o açúcar e a farinha, bater as gemas com o açúcar e a margarina. Depois acrescentar aos poucos a farinha e o leite ou o chocolate em pó ou ainda suco de laranja, raspinhas de limão... Juntar as claras batidas em neve e levar ao forno. E o cheirinho que fica na casa quando o bolo está assando?? Não lembra a infância??

Ingredientes

06 ovos
04 xícaras (chá) de farinha de trigo
03 xícaras (chá) de açúcar
01 vidro (200ml) de leite de coco
a mesma medida do vidro para leite comum
250g de margarina sem sal
01 colher (sopa) de fermento

Modo de fazer

Bata bem as gemas com o açúcar e a margarina. Em seguida, acrescente o leite de coco, a farinha e o leite comum. Bater as claras em neve. Juntar delicadamente à massa o fermento e as claras em neve.

Calda

01 copo de 200ml de água01 copo de 200ml de açúcar01 pacote de 100g de coco ralado

Levar todos os ingredientes ao fogo até ferver e jogar por cima do bolo ainda quente.

Untar uma forma retangular 29 x 41 com margarina e farinha de trigo.
Aquecer o forno a 295° por 05 min.
Assar o bolo a 230° por 45 min.

15 de outubro de 2005

O Código Da Vinci

Depois que li o Código fico prestando atenção em todos os quadros da Última Ceia e sabe que se você prestar bem atenção parece que realmente tem uma mulher ao lado de Jesus. Um mistério!!! Dizem que já tem livro falando sobre as mentiras do Código. Outro mistério!!!

.............. //// ...............

Puxa vida amanhã já é sábado de novo!!! Dá para acreditar como está passando rápido!!! Quando eu tinha 15 anos não passava tanto assim e em vez de aproveitar eu ficava pensando nos meus 18.... sem comentários.

............. //// ...............

Bueno, muitos projetos de tricot em vista. Definitivamente, não ando muito bem da cabeça... porque quando estou tricotando fico pensando no próximo trabalho que vou fazer, que ponto vou usar em tal lã... Estou quebrando a cabeça para costurar o raglã. É a segunda vez que faço cavas raglãs e já faz um tempinho que fiz a primeira entonces acabei esquecendo... Espero chegar num bom resultado porque resolvi fazer tudo numa blusa só: ponto inglês, cavas raglãs e capuz.

Ontem, fui visitar minha ex-professora de tricot. Ela anda fazendo cada coisa linda de ficar com o queixo caído. My God!!! Beautiful things. Ela me mostrou uns livros de tricot japoneses que a filha dela enviou. Gente, nem preciso dizer o capricho, as coisas lindas que fazem por lá. Fico me perguntando: por que eu não gostava de tricot enquanto estava no Japão? Mas aí pensando bem até que foi bom nem lembrar de tricot, porque senão eu ia gastar muito comprando lãs (NORO, que tal?), linhas, livros de montão, estojinhos disso e daquilo.

EU QUERO UM MONTE DE LIVROS DE TRICOT JAPONESES, FRANCESES, PORTUGUESES, ALEMÃES, INGLESES, AMERICANOS O QUE FOR EU QUERO!!! O bom dos livros japoneses é que vem tão bem explicadinho com desenhos que você nem precisa saber japonês. Por enquanto, vou na casa dela para babar e quem sabe aprender mais e mais.

14 de outubro de 2005

Insônia

Uma da manhã e eu aqui acordada... Lá pelas 9 da noite tomei uma caneca de café e agora sabe se lá que horas vou dormir... enquanto isso navego, pesquiso e encontro:

Elogio da sombra
de Jorge Luis Borges

A velhice (tal é o nome que os outros lhe dão)pode ser o tempo de nossa felicidade.O animal morreu ou quase morreu.Restam o homem e sua alma.Vivo entre formas luminosas e vagasque não são ainda a escuridão.Buenos Aires,que antes se espalhava em subúrbiosem direção à planície incessante,voltou a ser La Recoleta, o Retiro,as imprecisas ruas do Oncee as precárias casas velhasque ainda chamamos o Sul.Sempre em minha vida foram demasiadas as coisas;Demócrito de Abdera arrancou os próprios olhos para pensar;o tempo foi meu Demócrito.Esta penumbra é lenta e não dói;flui por um manso declivee se parece à eternidade.Meus amigos não têm rosto,as mulheres são aquilo que foram há tantos anos,as esquinas podem ser outras,não há letras nas páginas dos livros.Tudo isso deveria atemorizar-me,mas é um deleite, um retorno.Das gerações dos textos que há na terrasó terei lido uns poucos,os que continuo lendo na memória,lendo e transformando.Do Sul, do Leste, do Oeste, do Norteconvergem os caminhos que me trouxerama meu secreto centro.Esses caminhos foram ecos e passos,mulheres, homens, agonias, ressurreições,dias e noites,entressonhos e sonhos,cada ínfimo instante do onteme dos ontens do mundo,a firme espada do dinamarquês e a lua do persa,os atos dos mortos,o compartilhado amor, as palavras,Emerson e a neve e tantas coisas.Agora posso esquecê-las. Chego a meu centro,a minha álgebra e minha chave,a meu espelho.Breve saberei quem sou.

Jorge Luis Borges nasceu em 1899 na cidade de Buenos Aires, capital da Argentina e faleceu em Genebra, no ano de 1986. É considerado o maior poeta argentino de todos os tempos e é, sem dúvida, um dos mais importantes escritores da literatura mundial.

12 de outubro de 2005

Nada como um dia após o outro...

Oba, Oba!!! Hoje é Dia das Crianças, como todos os dias são!!!
Voltei no passado e lembrei de uns livrinhos que comprei na década de 80 quando eu tinha entre 12 e 13 aninhos.
São uns livrinhos muito lindinhos escritos e ilustrados pela autora Joan Walsh Anglund.
Madoka, você ainda tem esses livrinhos??? Lembra da nossa época?? Hoje, dedido o dia especialmente à nossa amizade de tantos anos, à você minha amiga que estava comigo... à nossa infância... tempo de inocência:

Infância... Tempo de Inocência

É o amanhecer da vida, quando tudo é novo e maravilhoso.Ela começa quando nascemos e termina quando crescemos.É um pequeno-grande mundo de sonhos e desejos... de súbitas amizades... e curtas tristezas.
É o tempo de degraus altos e... pés pequenos.É alegria... e risos... e crer-em-tudo.A infância é o mágico refúgio dos sonhos onde tudo é possível e o melhor está apenas começando.
É um tempo-sem-tempo... onde os minutos não contam e as horas passam repletas de felicidade.
A infância é reconhecer o mundo lá fora...É correr... e alcançar...tocar... e ver...sentir... e ouvir...e aprender... mas, acima de tudo, é crescer.A infância existe quando somos jovens.São as horas felizes...os sonhos que passam...o encantador tempo da inocência...que será parte de nós para sempre.

Joan Walsh Anglund/Tradução de Maria Clara Machado

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!
Essa criança que ainda existe dentro de nós!!!

Escrito por Márcia às 12h59

11 de outubro de 2005

Indignação

Por que tudo tem que ser resolvido na base do GRIIIITOOO????
Meu pai tinha um exame de colonoscopia marcado para hoje às 13h00. Muito bem. Para fazer este exame existe um preparo de dois dias antes, o paciente faz uma dieta líquida e tem que estar com o intestino limpo, sem nada, nem mesmo água no dia do exame. Conseguimos tratamento gratuito (entre aspas porque pagamos por tudo nesta vida) na PUC de Campinas. Saímos daqui do Embu às 12h00 naquele sol e imaginem como é que estava em Campinas, um calor de 35°. Meu pai foi chamado SOMENTE às 17 horas. Foi quando o médico me chamou para dizer que meu pai não ia fazer o exame porque estava com a pressão alta.

(pausa)

Senti meu sangue subir... comecei a tremer de nervoso... fiquei indignada e quando vi já estava quase gritando:

- POR QUE VOCÊS SÓ ATENDERAM AGORA SENDO QUE SÓ TINHA MEU PAI PARA FAZER ESTE EXAME HOJE QUE ESTAVA MARCADO PARA AS 13HORAS????? SIM, PORQUE SE TIVESSEM ATENDIDO NO HORÁRIO E SE MEU PAI TIVESSE COM PRESSÃO ALTA, VOCÊS TERIAM NOS POUPADO DESSA ESPERA INSUPORTÁVEL!!! E POR QUE SERÁ QUE ELE ESTAVA COM PRESSÃO ALTA SENDO QUE ELE TOMOU O REMÉDIO PARA PRESSÃO??? COM CERTEZA PORQUE FICOU SENTADO POR MAIS DE 4 HORAS, COM SEDE, COM FOME, ANSIEDADE E NERVOSO PELA ESPERA. ISSO É UMA FALTA DE RESPEITO!!!!

Escutei uns resmungos e no fim tive que falar com a assistente social que ouviu aos berros tudo de novo.

E assim caminha a humanidade...

Senhor tende piedade de nós. Nós brasileiros que, pagamos impostos, lutamos todos os dias por uma vida melhor e que merecemos um pingo de dignidade e respeito.

10 de outubro de 2005

Segunda-feira para uma dona de casa também é um saco. Mas, nem sempre é assim... Hoje, depois de ontem, bolo, churrasco, cerveja, louça e mais louça, acordei, fiz café e em vez de partir para a "guerra domestical", larguei de mão, coloquei um filme no DVD e assisti Constantine. E, depois, ainda de pijama, vi meus e-mails, algumas notícias, preparei o almoço (meia-boca) para o Marcos, fui na locadora e na aula de tricot. Que fique bem entendido que tomei banho, escovei os dentes, troquei de roupa, penteei os cabelos, passei um batonzinho e tal... essas coisas de praxe.

Tédio/ Legião Urbana

Moramos na cidade, também o presidente
E todos vão fingindo viver decentemente
Só que não pretendo ser tão decadente não
Tédio com um T bem grande pra você
Andar a pé na chuva, às vezes eu me amarro
Não tenho gasolina, também não tenho carro
Também não tenho nada de interessante pra fazer
Tédio com um T bem grande pra você
Se eu não faço nada, fico satisfeito
Durmo o dia inteiro e aí não é direito
Porque quando escurece, só estou a fim de aprontar

Acho que isso retrata um pouco a minha segunda-feira...Dias melhores virão... tenho fé!

9 de outubro de 2005

Bolo de Fubá Cremoso


Ingredientes

1 1/2 xícara (chá) de fubá
2 xícaras (chá) de açúcar
4 xícaras (chá) de leite
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de queijo ralado
1/2 xícara (chá) de coco ralado
2 colheres (sopa) de margarina
03 ovos
1 colher (sopa) fermento em pó

Modo de fazer

Bata todos os ingredientes no liquidificador (vai ficar bem líquido)

Untar a forma.
Assar por 45 minutos a 230°.

Sábado a noite "cool"...

Eu e a Cuca no sofá assistindo MTV Top Top... também estou lendo um livro... o maridão está no micro com fone de ouvido ouvindo as músicas que baixou da internet... o Francisco tá lá fora brincando com a Cacau... Está um vento bom... deixamos todas as janelas abertas... Eu amo luz de abajour... e assim caminha a humanidade... um sábado a noite "cool"...

8 de outubro de 2005

Planos para os próximos dias:

- terminar de ler o ainda livro "O Código Da Vinci", tá difícil terminar....;
- terminar a blusa infantil no ponto inglês;
- terminar minha blusa preta e começar outra blusa vermelha no ponto inglês;
- comprar lã (baciada, liquidação) numa lojinha na Pamplona;
- comprar o livro "O Segredo das Marés" da escritora Joanne Harris (mesma escritora do livro-filme Chocolate com Juliete Binoche) ;
- alugar Batman Begins;
- ser feliz.

Obra-prima

Eu indico o filme "Eterno Amor" que na minha opnião é uma obra-prima. Com uma belíssima fotografia. Eu amo filmes assim, uma loucura!
Sinopse: Após o término da 1ª Guerra Mundial, a jovem Mathilde (Audrey Tautou) aguarda notícias sobre Maneth (Gaspard Ulliel), seu noivo. Mathilde fica sabendo que Maneth fez parte de um grupo de cinco soldados que, individualmente, provocaram sua própria mutilação, para que deixassem a frente de batalha da guerra. Os cinco são condenados à morte pela Corte Marcial e, após serem levados a uma trincheira francesa, são deixados à morte no território existente entre o local em que estavam e a trincheira alemã. Apesar de todos serem considerados mortos pelo exército francês, Mathilde acredita que Maneth está vivo e inicia, por conta própria, uma busca por pistas que confirmem isto.
É o primeiro filme que vejo com a atriz francesa Audrey Tautou que também está no filme "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain" que pretendo alugar. E, pelo que li, ela também estará no filme "O Código Da Vinci" que estreará no 1º semestre de 2006.

Escrito por Márcia às 12h21

7 de outubro de 2005

Ô vida difícil....

Vantagens e desvantagens de se morar numa cidade como a minha...

Desvantagens: não ter uma BOA livraria, não ter cinema, não ter teatro, não ter uma BOA loja de CDs, não ter uma BOA locadora, não ter uma BOA padaria, não ter um BOM supermercado, não ter várias empresas de ônibus (dependemos apenas de uma linha para chegar "inté a capitar").

Vantagens: ficar perto do verde, ter acesso a feira de artesanatos que infelizmente não tem quase nada de artesanato pois as barracas estão vendendo quase tudo industrializado mas ainda assim existem coisas bonitas para ver e comprar. Só.
Puxa vida, mesmo assim, com toda essa dificuldade eu gosto de morar aqui. Mesmo porque não tenho escolha, ou é aqui ou é aqui. Uma relação de amor e ódio, sabe como é? E, ainda, o Marcos quer viver numa chácara, isolada de tudo. Aí, com certeza, eu morro de depressão profunda.

Escrito por Márcia às 15h07

6 de outubro de 2005

Meu jardim-pomar está ficando cada vez mais bonito... fico imaginando se tivesse mais espaço... nós teríamos um verdadeiro pomar, uma bela horta, muitas flores... E o mérito é todo do Marcos. Que bom, né?

Levando bronca...


Esta é a carinha de quem é muito sapeca, só faz arte e está levando uma bronca daquelas.... meu amorzinho.

Fofo!!!

5 de outubro de 2005

Dom¹ sm. 1. Dádiva, presente. 2. Qualidade inata. 3. Mérito, merecimento. 4. Poder.

Tenho uma profunda admiração pelas pessoas que tem o "dom". Dom de fazer as coisas bem feitas. Dom de escrever, de pintar, de desenhar, de falar, de dançar, de cantar, de cozinhar. Tem pessoas que não precisam de muito esforço para realizar coisas. Eu conheço algumas pessoas assim, com o "dom". Fico encantada, admirada, deslumbrada, emocionada e agradecida por ter pessoas assim perto de mim. É tão bom aprender com pessoas assim, que tem o "dom".
Não sou nenhuma intelectual e nem entendo muito de arte, mas me emociono quando leio algo bem escrito e quando vejo uma obra de arte, seja ela uma pintura ou uma escultura. Estava pesquisando sobre Vincent Van Gogh porque pretendo comprar o livro "Cartas à Theo" e num site muito bacana encontro algumas de suas obras e frases como:
"Eu não quero pintar quadros, quero pintar a vida"...
"Eu quero a luz que vem de dentro, quero que as cores representem as emoções"...

4 de outubro de 2005

E para terminar...

Prece de São Francisco de Assis

Oh! Senhor
Faze de mim um instrumento da tua paz
Onde haja ódio, faze que eu leve o amor
Perdão onde haja ofensa
União onde haja discórdia
Fé onde haja dúvida
Verdade onde haja erros
Esperança onde haja desespero
Alegria onde haja tristeza
E onde haja a escuridão possa eu
Levar a tua Luz.

Oh! Mestre
Faze que eu procure mais consolar,
Que ser consolado,
Compreender que ser compreendido,
Amar que ser amado...
Pois
É dando que se recebe
É perdoando que se é perdoado
E é morrendo na tua paz que nascemos
Para a Vida Eterna

Hoje também é Dia do Poeta

Tempo de Ipê

Não quero saber de IPM, quero saber de IP,
O M que se acrescentar não será militar,
será de Maravilha.
Estou abençoando a terra pela alegria do ipê.
Mesmo roxo, o ipê me transporta ao círculo da alegria,
onde encontro, dadivoso, o ipê-amarelo.
Este me dá as boas-vindas e apresenta:
- Aqui é o ipê-rosa.
Mais adiante, seu irmão, o ipê-branco.
Entre os ipês de agosto que deveriam ser de outubro
mas tiveram pena de nós e se anteciparam
para que o Rio não sofresse de desamor, tumulto, inflação,
mortes.
Sou um homem dissolvido na natureza.

Estou florescendo em todos os ipês.
Estou bêbado de cores de ipês, estou alcançando
a mais alta copa do mais alto ipê do Corcovado.
Não me façam voltar ao chão,
não me chamem, não me telefonem, não me dêem
dinheiro,
quero viver em bráctea, racemo, panícula, umbela.
Este é tempo de ipê. Tempo de glória.

Carlos Drumond de Andrade 11.VIII.1981

Hoje é Dia da Natureza...

... na minha casa...


... no jardim da minha mãe...
... com a orquídea que meu pai cuida há 25 anos...


Como é bom conviver c/ essa natureza.

Hoje é Dia dos Animais




Sabedoria Canina

Já se imaginou agindo com a sabedoria canina?A vida teria uma perspectiva mais amistosa.Tente:


1. Nunca deixe passar a oportunidade de sair para um passeio.
2. Experimente a sensação do ar fresco e do vento na sua face por puro prazer.
3. Quando alguém que você ama se aproxima, corra para saudá-la(o).
4. Quando houver necessidade, pratique a obediência.
5. Deixe os outros saberem quando invadiram o seu território.
6. Sempre que puder tire uma soneca e se espreguice antes de se levantar.
7. Corra, pule e brinque diariamente.
8. Coma com gosto e entusiasmo, mas pare quando estiver satisfeito.
9. Seja sempre leal.
10. Nunca pretenda ser algo que você não é.
11. Se o que você deseja está enterrado, cave até encontrar.
12. Quando alguém estiver passando por um mau dia, fique em silêncio, sente-se próximo e, gentilmente, tente agradá-lo.
13. Quando chamar a atenção, deixe alguém tocá-lo.
14. Evite morder quando apenas um rosnado resolver.
15. Nos dias mornos, deite-se de costas sobre a grama.
16. Nos dias quentes, beba muita água e descanse embaixo de uma árvore frondosa.
17. Quando você estiver feliz, dance e balance todo o seu corpo.
18. Não importa quantas vezes for censurado, não assuma a culpa que não tiver e não fique amuado... corra imediatamente de volta para seus amigos.
19. Alegre-se com o simples prazer de uma caminhada.

(autor desconhecido)

3 de outubro de 2005


Terminei!!! Terminei!!! Terminei a blusa do meu pai!!! Nossa ele ficou supercontente. E o melhor de tudo é que serviu. Olha o "Seu Pauro" de blusa nova!!!!

2 de outubro de 2005

Ai que friiiooo!!!!

Que domingo horroroso!!! Bom, nem tanto assim... fiquei o dia inteiro no sofá, c/ um edredon bem fofinho, c/ a Cuca em cima de mim. Ela adora ficar nas pernas... acho que fica quentinho. Zapeando, achei o filme Achados & Perdidos c/ a atriz francesa linda, maravilhosa Sophie Marceau. Talvez a geração de agora só a conheça pelo filme 007 - O mundo não é o bastante e Coração Valente. Mas eu acompanho a carreira desta moça desde quando eu tinha 13 anos quando ela estreou c/ o filme La Boum - No Tempo dos Namorados (lembra, Má?). Depois, veio o La Boum 2 e muitos outros filmes como Anna Karenina - uma adaptação do livro de Tolstoi, o que aliás, na minha opinião, o livro é bem melhor. Uma história engraçada aconteceu comigo há alguns anos atrás: ... gostei tanto desta atriz que quando fui trabalhar no Japão, nas horas vagas, alugava todos os filmes em que ela atuou, só que o problema é que eu não sei japonês e muito menos francês (uma língua que amo e quero aprender), então assistia o filme falado em francês c/ legenda em japonês na esperança de chegar no Brasil e poder assistir os filmes legendados em português... o que não foi possível. Como ela não é uma atriz popular aqui no Brasil, não encontrei nenhum de seus filmes que assisti no Japão. Paciência...

Meu horóscopo hoje:

"aproveite este dia p/ prestar mais atenção à sua saúde. A lua em Libra pode sugerir alguns excessos, mas cabe à vc se controlar". Eu juro que ia começar a andar hoje e comer menos. Mas, aí a chuva forte e o frio me derrubaram.

Oh My God!

O que está acontecendo com MSN???? Não tô conseguindo acessar!!!!!!! Tô morrendo de saudades das minhas priminhas e acho que elas estão online!!!!!! O que está acontecendo??? (pausa)... consegui... mas elas não estão online. Yuka, vc quer parar de ficar "ausente" e Mi cadê vc...... Afinal de contas aí já é domingo a noite, hora de dormir, quero dizer, hora de conectar.

1 de outubro de 2005


Salada de chuchu cozido c/ muito alho. Para acompanhar arroz branco feito a moda japonesa (cozido somente c/ água). Para completar chá verde. Parece bem saudável não é? Se não fosse pelo pernil bem temperado frito... Ninguém é perfeito... Bom, pelo menos o chuchu foi produzido no quintal da mamãe...

Estante

Preciso de uma estante. Uma estante de ferro, madeira, plástico, vime, sei lá, uma estante. Preciso organizar meus livros que estão amontoados nas prateleiras de um guarda-roupa. Assim fica difícil eu achar um livro p/ consulta, por exemplo. Tem livros que precisam ser lidos e outros que quero reler. Tem livros que comecei a ler e larguei. Livros são sempre bem-vindos só que é preciso tempo p/ lê-los. É o que tenho agora... um pouco de tempo. Porque o outro tempo uso p/ serviços domésticos, tricotar e visitar as pessoas.
Assisti hoje pela manhã um filme francês intitulado "Por Amor". A personagem era uma chef que estava presa e q quando cozinhava relembrava de sua infância. Na prisão ela escreve um livro sobre culinária+suas emoções. Aí me fez lembrar de um livro que li e que virou filme que não vi "Como Água para Chocolate" de Laura Esquivel que segundo o que está escrito na contracapa inaugurou um novo gênero literário: a cozinha-ficção. Vou transferir p/ cá o que está escrito lá: "... neste surpreendente romance, Como água para chocolate, que tem como subtítulo Romance em fascículos mensais com receitas, amores e remédios caseiros, tudo gira em torno da cozinha. Cada capítulo é aberto com uma extraordinária (e perfeitamente realizável) receita, em torno da qual não só se aglutinam os mensais que as consomem como também se "cozinham" e "coalham" amores e desamores, risos e prantos (sobretudo risos). Em suma, uma cozinha - espaço e função - onde se celebra o triunfo da alegria e da vida sobre a tristeza e a morte..."
A quem interessar: Como Água para Chocolate, Laura Esquivel, Ed. Martins Fontes