30 de novembro de 2005

Mais saquinho lembrança

Fiz um cordãozinho em crochet com as pontas em espiral para dar um charminho. Em alguns saquinhos vou colocar fitas... aí vai da criatividade e gosto de cada um. De qualquer maneira, eu amei esse saquinho. Vou fazer um monte com as sobras de linhas que tenho.

Desafio

Peguei emprestado essa amostra, para ver se eu consigo fazer uma amostra, para depois fazer uma blusa ou uma bolsa. Ufa!!! Já vi também uma manta para bebê com esse desenho em uma revista e uma bolsa em algum blog. Achei o esquema desse desenho um pouco parecido com o cachecol geométrico. Vamos ver no que vai dar!!!

29 de novembro de 2005

Um pouco de chuva é sempre bom para as plantas.

Pausa para assistir um especial do Coldplay e Phil Collins.
Amanheci com uma dor de cabeça infernal!! Aquela dor que fica latejando, latejando. Parece que os miolos querem sair. Uma dor tão forte que nem consigo andar, cada passo que dou, vem uma explosão que mais parece fogos de artifício. Ui! Por consequência dessa dor, minha preguiça aumentou e não-tô- nem-um-pouco-a fim de encarar louça, banheiro, casa. Estou com vontade de ficar quietinha, com a cabeça apoiada numa pedra para ver se melhora (eu odeio tomar remédio!).

Meu cunhado enviou fotos dos EUA. Ele visitou New York City e no final das contas concluiu que Av. Paulista é mais limpa, organizada e mais bonita. Isso é que é amor por São Paulo!!!! E, do Central Park, ele gostou dos inúmeros esquilinhos que encontrou e dos plátanos. Ele não teve problema com a comida porque adora fast food, aliás, aqui no Brasil, ele só come sanduiche. Por outro lado, achou fascinante visitar um lugar onde só via através de filmes. Legal, cool!!!

28 de novembro de 2005

Segunda-feira, sol, aprendizado, alegria!

Fico feliz quando chega segunda-feira porque é dia de aula de tricot e crochet. É uma tarde tão agradável que passo com colegas que gostam das mesmas coisas, uma tarde onde trocamos receitas, idéias e onde aprendo mais e mais. Minha professora é muito fofa, lindinha mesmo! Só fico triste quando tenho consulta no dentista que sempre cai na segunda-feira... Bom, desmanchei a beirada do tapete em crochet e refiz com pontos mais folgados e pulando sempre um quadradinho. Ficou bem melhor!!! Estou terminando uma sacolinha em crochet de linha mesclada, superlinda! Não resisti e hoje comprei a linha que mais parece barbante "Barroco" para fazer uma sacola-bolsa em crochet. Vamos ver se vai dar certo! E dá-lhe crochet!!!!! Mas, não deixei de lado meu querido e amado tricot. Na semana que passou fiz dois cachecóis com pontos novos e comecei um poncho com tranças. Estou a mil por hora e com mil idéias. Agendei uma aula de découpage e outra de scrap e nesta quarta vou assistir um workshop da marca Gato Preto (tintas para artesanato). Hoje vi cada trabalho lindo de scrap que fiquei babando!! Pena que o custo é um pouco alto... Ah! Aproveitei para fazer este saquinho lembrança que também peguei a receita no site das Tricoteiras de Sampa. Olha que fofinho!!!

25 de novembro de 2005

Cachecol Chantilly



É muito gostoso tricotar esse cachecol e rende muito.
Ficou muito fofo!!
Receita aqui - Tricoteiras de Sampa.

Cozinhar é uma arte que preciso aprender

Descobri que gosto de cozinhar... mas, antes de casar, eu achava que jamais iria me interessar por culinária, tanto que quando escolhemos nossa casinha, pedi uma cozinha bem pequenininha. Foi aí que eu errei feio. Minha cozinha é tão pequena que se ficamos os dois já não sobra mais espaço para nada (tá certo que estamos assim, digamos, fofinhos), então quando vou fazer um almoço para os amigos tenho que colocar travessas até em cima da geladeira. Claro que, não sou nenhuma expert da culinária. Só faço comida trivial e doces bem fáceis, práticos e rápidos. Quero muito fazer um prato mais elaborado, para isso vou ter que fazer um bom curso de culinária. Tenho muita vontade de aprender a fazer pães, croissant e talharim. Nos meus sonhos acordada, fico pensando em ter aulas com a Kylie Wong, aprender fazer doces ma-ra-vi-lho-sos com a Anne Olson e ainda pegar uma dicas com o Jamie Oliver, bom né? Para o próximo ano , estamos nos preparando para fazer uma cozinha funcional, ou seja, planejada. Aproveitarei também para comprar muitos utensílios culinários. Por enquanto, vou curtindo da maneira que dá e, hoje, preparei um bolinho de chocolate simples para o lanche da tarde. Bolo de chocolate com leite gelado numa sexta-feira chuvosa.

Desabafo...

Moro no Embu das Artes que fica mais ou menos 30km de Pinheiros, 40km da Av. Paulista onde há maiores chances de emprego. De ônibus, quando dou sorte, levo mais ou menos 2h para chegar até a Av. Paulista ou centro de São Paulo. Às vezes, me bate uma vontade enorme de voltar a trabalhar e como no Embu as chances de conseguir emprego são mínimas, eu teria que voltar a trabalhar em São Paulo. Eu até prefiro trabalhar em São Paulo, mais precisamente na região de Pinheiros, Av. Brig. Faria Lima, Av. Paulista, Paraíso, lugares onde encontro tudo que gosto. Mas, aí ligo a TV e vejo no noticiário que hoje houve um acidente na Av. Francisco Morato (itinerário do ônibus que eu pego quando vou à São Paulo) e que ficou um trânsito de 3 horas, e eu sei muito bem o que é isso... é DESANIMADOR! Olho ao redor e vejo minha casa, meus cachorrinhos, meu canto, meu sossego, respiro fundo e paro para pensar se quero passar por todo esse stress de novo. Um coleguinha meu está abrindo uma segunda locadora aqui no Embu, estou até pensando em pedir emprego para ele... Estou tentando também uma licença para montar uma barraca com meus trabalhos na feira de artesanato do Embu. No fundo, eu quero paz e sossego, mas claro, também quero ganhar um dinheirinho para comprar meus livros, meus discos, minhas coisinhas (lã, linha, revistas....). Essa vida de pegar ônibus, metrô acaba com a gente, principalmente aqui no Embu, onde você depende única e exclusivamente de uma companhia de ônibus que monopoliza tudo. Você fica a mercê desses ônibus, o que é lamentável. Parei de trabalhar em São Paulo por dois motivos: uma porque tinha um sonho de montar uma lojinha e outra por conta de um stress violento que resultou em labirintite das mais fortes, seguidas de enjôo e fortes dores de cabeça. Faz um ano que estou em casa, e tive uma vez uma crise depois nunca mais. Quanto a lojinha o dinheiro que eu tinha não foi o suficiente porque minha mãe que iria ser minha sócia acabou desistindo. Todos os lugares que vou aqui no Embu, vou à pé (uma porque é bom andar, outra porque morro de medo de dirigir mas de vez em quando dirijo). Depois que descobri o tricot e a internet, ficar em casa se tornou um prazer. Porque ficar em casa sem ter o que fazer, sem produzir nada, é um tédio, um saco e uma perda de tempo total. Claro que, também não podemos ficar escrava dos trabalhos manuais, mas enquanto está te dando prazer, acho que não tem nada demais. Não deixo de ver meus amigos, meus familiares, de jantar ou almoçar fora. Também tem o lado de que nós estamos numa fase mais caseira, mais tranquila, do tipo curtir o lar mesmo. Recebemos muitos amigos em casa. O pessoal gosta de vir aqui para um churrasco e um bom papo e nós ficamos felizes em recebê-los.

24 de novembro de 2005

Parabéns ao juiz Michael Cicconetti!!!

Vi agora pouco uma matéria muito interessante no Jornal Hoje e que gostaria realmente que a moda pegasse aqui no Brasil. Nos Estados Unidos, um juiz ordenou uma estranha sentença para uma mulher acusada de abandonar gatos. Ela foi obrigada a passar uma noite ao relento como os bichos. Segue matéria de Roberto Kovalick:

"Estava nevando quando Michelle Murray saiu do carro de polícia para cumprir a sentença. Nem quis responder as perguntas dos repórteres. Ela entrou no bosque no começo da noite, com uma temperatura de quase sete graus negativos.
Deveria permanecer lá, sozinha, até o amanhecer. Depois ainda iria ficar mais 14 dias na cadeia. Michele tem como profissão resgatar animais soltos nas ruas. Ela chorou no tribunal ao se declarar culpada por ter abandonado 35 gatos em dois parques, o que aqui nos Estados Unidos é uma contravenção.
Todos os gatos foram recolhidos, mas muitos voltaram com infecções respiratórias e alguns morreram. O juiz Micheal Cicconetti, que deu a sentença, disse: “É cruel, pouco usual? Talvez, mas às vezes a vergonha é a melhor punição. É o medo de uma punição que faz as pessoas aprenderem a lição.”
O policial encarregado de levar Michelle para o bosque disse: “Certamente se houvesse algum risco para a segurança dela, teríamos que mudar um pouco a sentença.”
Não é a primeira vez que esse juiz dá uma sentença estranha. Num outro caso, ele julgou um homem que ofendeu um policial chamando-o de porco. O homem foi condenado a ficar duas horas no meio da rua com um porco de verdade e segurando um cartaz onde estava escrito: "Esse aqui ao meu lado não é um policial".

Primeiro tapetinho em crochet

Estou gostando muito de fazer crochet. Eis meu primeiro tapetinho. Achei bacaninha mas sei que preciso melhorar. Não sei, mas acho que as bordas, no caso o acabamento, não pode ficar franzido... não sei se vai de gosto ou se está certo assim ou realmente precisa ficar mais retinho. As crocheteiras mais experientes vão me dizer. Bom, na próxima segunda, vou levar para minha professora ver.

BOM DIA!!!!!!!!!!!!!!!

Hibisco do meu jardim-pomar

23 de novembro de 2005

Crepe com recheio de Creme de Nutella

Estava folheando a Revista Marie Claire quando achei essa receita que me parece ser deliciosa e bem fácil de fazer.

Massa para o crepe
(para 4 pessoas)
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de óleo
3 ovos
2 xícaras (chá) de leite
óleo de girassol para cozinhar

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por alguns minutos até a mistura ficar homogênea. Espalhe um pouquinho de óleo em uma frigideira antiaderente e leve ao fogo. Despeje uma concha rasa de massa e espalhe por todo o fundo da frigideira. Espere firmar e começar a dourar. Em seguida, vire e doure do outro lado. Reserve. Repita a operação quantas vezes for necessário até usar toda a massa.

Recheio de Creme de Nutella
(para 6 pessoas)
2 gemas
30g de açúcar
150ml de leite
150ml de creme de leite fresco
100g de chocolate amargo
150g de Nutella (creme de chocolate com avelã)
cacau em pó (para polvilhar)
sorvete de creme (opcional)

Coloque as gemas e o açúcar em uma tigela. Leve ao banho-maria e bata até clarear. Ferva o leite com o creme e junte às gemas batidas. Leve tudo ao fogo para cozinhar até que a mistura comece a grudar na colher. Então pique o chocolate em pedaços em uma outra tigela. Adicione o creme de Nutella. Jogue a mistura quente de gemas sobre o chocolate e mexa bem. Em seguida, leve à geladeira por 1 hora. Recheie os crepes, dobrando a massa em forma de triângulo. Na hora de servir, polvilhe com cacau em pó. Se desejar, acompanhe com sorvete de creme: nesse caso, aqueça os crepes ligeiramente antes de ir à mesa.

Revista Marie Claire de Maio'2005, pág. 164.

Impulsiva, eu???

Há um mês, todas as segundas, na volta das aulas de tricot e crochet, eu passava na lojinha de lã e gastava um pouquinho. Isso se tornou um vício, mesmo porque como já mencionei fiz amizade com as vendedoras, com a dona da loja, então sempre acaba sendo um encontro muito gostoso. A segunda que passou não foi diferente e acabei comprando mais algumas coisinhas... Ontem à noite, fiquei pensando "puxa que bom, estou conseguindo me controlar na hora de comprar lã"... mas, depois, cheguei a conclusão de que, na verdade, estou camuflando essa coisa impulsiva que tenho por lãs e linhas. Sim, porque simplesmente fiz uma troca: em vez de comprar "tudo" num dia só, estou comprando "tudo" aos poucos, assim me sinto menos culpada. Isso é coisa de louco, não é?


22 de novembro de 2005

Por enquanto, uma amostra

Achei muito interessante este cachecol espiral. Como não aguento esperar ter todo material necessário para tricotá-lo, resolvi fazer uma amostra com metade dos pontos e adorei o resultado! Agora, só falta comprar as agulhas circulares nº 6 de 80 cm porque as ponteiras eu ganhei ontem.

"As Mulheres Francesas Não Engordam"


Os 20 passos para se tornar uma francesa:

1 - Coma sempre pequenas porções.
2 - Coma mais frutas e legumes.
3 - Não coma nada diet ou light.
4 - Coma um pedaço de chocolate amargo quando precisar de um doce.
5 - Não se pese toda semana.
6 - Não belisque fora das refeições.
7 - Não coma apenas quando estiver louca de fome.
8 - Não coma em pé ou na frente da TV.
9 - Tente descobrir novos sabores e novas receitas.
10 - Evite bebidas fortes.
11 - Beba vinho e champanhe sempre moderadamente.
12 - Beba água o dia inteiro.
13 - Se comer demais num dia, coma menos no outro.
14 - Curta ir ao mercado.
15 - Curta jantar em casa.
16 - Prepara mais jantares para os amigos.
17 - Ande a pé.
18 - Coloque sempre uma mesa bonita para comer.
19 - Suba escadas.
20 - Coma sem culpa.

Um trecho da matéria publicada na Revista ELLE de out'05.
Livro: As Mulheres Francesas Não Engordam (Ed. Campus)

P.S.: Não sei porque... mas achei mais fácil digitar...

Gardênia ou se preferir Jasmim-do-cabo

A quem interessar:

(Gardenia jasminoides)
Por: Rose Aielo Blanco no site jardimdeflores

Família: Rubiáceas
Origem: Ásia, China
Porte: Arbusto que pode atingir até 2 metros de altura
Plantio: Propaga-se por meio de estaquia da ponta de ramos
Solo ideal: Rico em matéria orgânica (mistura recomendada: 1 parte de terra comum de jardim, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de composto orgânico)
Clima: Ameno
Luminosidade: Precisa de muita luminosidade, de preferência sol pleno, mas não suporta bem o sol direto nos horários mais quentes (das 11 às 17 horas)
Regas: Durante a primavera e o verão devem ser freqüentes, mas recomenda-se não molhar as flores. A quantidade de água deve ser diminuída durante o outono e inverno. Solo encharcado, nem pensar!
Uso paisagístico: ideal para ser usada como maciço ou formando cerca-viva, mas dá ótimos resultados também como exemplar isolado
Podas: Recomenda-se para manter o formato compacto, mas devem ser feitas sempre após a floração.
No início da primavera, a gardênia começa a se cobrir de belas e perfumadas flores brancas. Seu perfume doce e intenso já inspirou até boleros (alguém aí já ouviu a música “Perfume de Gardênia”?) e lhe rendeu o nome popular de jasmim-do-cabo, mesmo não sendo uma espécie da família dos jasmins. O responsável pelo nome “gardênia” foi o botânico americano Alexandre Garden. Existem cerca de 250 espécies conhecidas como gardênia, porém a mais cultivada e famosa é a Gardenia jasminoides que, recentemente, parece ter sido reclassificada como Gardenia augusta.Além das flores que, sem dúvida, são o verdadeiro espetáculo da planta, a gardênia produz uma folhagem verde escuro muito bela e brilhante, com o detalhe que as folhas não caem durante o inverno. Para estimular a floração, recomenda-se adubar as gardênias com húmus de minhoca. Pode-se aplicar também uma adubação química com NPK (4-14-8), de 3 em 3 meses.



21 de novembro de 2005

Crianças são incríveis, principalmente dos outros... rsrsrs (brincadeirinha). Você brinca ali um pouquinho e depois volta pra casa com suas coisas, organizadas, tudo arrumado ou bagunçado de um jeito que só você entende. Tem ainda as crianças que vem brincar na sua casa que também são bem-vindas. Claro que hay crianças e crianças!! No geral, é muito bom ouvir uma gargalhada de uma criança, receber um abraço bem apertado ou cartinhas com algumas declarações de carinho, com aquelas letrinhas ainda tortinhas, desengonçadas mas que expressam um sentimento verdadeiro. Adoro aqueles desenhos que as crianças fazem. Coloco por um tempo na porta da minha geladeira e depois guardo tudo com muito cuidado. Não tenho filhos mas adoto os filhos das amigas, das cunhadas. Criança traz esperança de uma vida melhor. Passar um tempo com elas renova o espírito, dá uma alegria e quando você percebe está rindo à toa.

19 de novembro de 2005

Instantes

"Se eu pudesse novamente viver a minha vida,
na próxima trataria de cometer mais erros.
Não tentaria ser tão perfeito,
relaxaria mais, seria mais tolo do que tenho sido.

Na verdade, bem poucas coisas levaria a sério.
Seria menos higiênico. Correria mais riscos,
viajaria mais, contemplaria mais entardeceres,
subiria mais montanhas, nadaria mais rios.
Iria a mais lugares onde nunca fui,
tomaria mais sorvetes e menos lentilha,
teria mais problemas reais e menos problemas imaginários.

Eu fui uma dessas pessoas que viveu sensata
e profundamente cada minuto de sua vida;
claro que tive momentos de alegria.
Mas se eu pudesse voltar a viver trataria somente
de ter bons momentos.

Porque se não sabem, disso é feita a vida, só de momentos;
não percam o agora.
Eu era um daqueles que nunca ia
a parte alguma sem um termômetro,
uma bolsa de água quente, um guarda-chuva e um pára-quedas e,
se voltasse a viver, viajaria mais leve.

Se eu pudesse voltar a viver,
começaria a andar descalço no começo da primavera
e continuaria assim até o fim do outono.
Daria mais voltas na minha rua,
contemplaria mais amanheceres e brincaria com mais crianças,
se tivesse outra vez uma vida pela frente.
Mas, já viram, tenho 85 anos e estou morrendo"

Jorge Luís Borges, poeta argentino.

Nota: segundo este site o poema não é de Borges mas não se sabe de quem é, entonces, para mim continua sendo de Borges.

Criação e execução: Raquel


Presente, oba!!!

Olha só o que eu ganhei da Raquel, uma amiga daqui do Embu. Eu a-do-ro arraiolo e como não sei bordar ficava babando nos trabalhos dela, aí acabei ganhando esse tapetinho de porta. Não é lindo?


18 de novembro de 2005

Sexta-feira à noite

Devia ser proibido jogador de futebol dar entrevistas. A última que ouvi foi essa pérola: "a dificuldade mais difícil que enfrentei" - deve ter sido muito difícil mesmo!!!
...
Domingo, coração na mão e vamos torcer para o timão!!!
...
Chegou meu novo DVD e guess what? está com problema... não liga, não acende nenhuma luzinha e até identificar o problema para fazer a troca posso esperar aí uns 25 dias e olhe lá!!! Filmes, shows? Por enquanto, nem pensar.
...
Estou com tantos projetos na cabeça que haja grana para fazer tudo que quero fazer. Aos poucos chegarei lá. O duro é esperar!!! Nossa que ansiedade!!!
...
Amanhã meu marido vai levar o pai dele e o meu pai para almoçarem feijoada!! Ele tem muita paciência com pessoas de idade. É incrível como ele resolve tudo para meu pai, para o pai dele e até para nosso vizinho que é dono de um barzinho. Devo reconhecer que é uma pessoa muito prestativa e atenciosa e paciente... mas só isso... chega de paparicar porque depois se acontece alguma coisinha que me irrita, fico com vontade de socar... rsrsrsrs.

...
Como é bom ter um lar, um cantinho, um lugar sossegado para ficar, para morar, para encostar um corpo gordo e velho (que horror!). Um cheirinho bom de limpeza, um aconchego, uma casinha que mais parece uma cabaninha no meio de uma floresta, sim, porque meu marido está transformando nosso quintal em uma floresta. Tudo de bom, não é?
...
Bom final de semana para todos!!!

Cachecol Geométrico


Receita do cachecol cadernodetrico .


Neste cachecol usei 01 novelo e 1/2 da Sedificada Mesclada da Pingouim e agulhas para tricô nº 6,5.

17 de novembro de 2005

A terra prometida


Poder dormir
Poder morar
Poder sair
Poder chegar
Poder viver
Bem devagar
E depois de partir poder voltar
E dizer: este aqui é o meu lugar
E poder assistir ao entardecer
E saber que vai ver o sol raiar
E ter amor e dar amor
E receber amor até não poder mais
E sem querer nenhum poder
Poder viver feliz pra se morrer em paz

Vinicius de Moraes
Acabei de acordar... como é bom tomar uma boa xícara de café preto, puro para despertar.

Amanheceu nublado, melecado e está fazendo um friozinho bem gostoso. E, eu tenho uns quatro lençois para estender pensando que ia fazer aquele sol de rachar como fez ontem até as 16.

Depois de ler cem vezes a receita do cachecol geométrico, descobri como faz o último triângulo... a questão nem é ser burrinha, a questão é ser às vezes preguiçosa e querer tudo mastigadinho, mas já estou mudando isso e quero mais desafios.

Por que será que morro de medo de dirigir? Tenho carta (já renovei), tenho carro e nada! Uma dor de estômago me ataca, minhas mãos ficam geladas e meus ombros enrijecem tanto que vira pedra, uma loucura!

O Timão perdeu ontem... sniff... será que ainda temos chance? E o Inter ganho... vamos lá Timão!!!

Estou aguardando ansiosíssima fotos que meu cunhadinho ficou de enviar de Nova York.

Preciso de uma multifuncional urgente!!!

Meu marido vendeu meu DVD trombolhinho, antiguinho e não vejo a hora de comprar outro, POR QUE COMO É QUE VOU FICAR SEM VER FILMES, SHOWS???

Quero fazer outra tatoo...

15 de novembro de 2005

Beautiful Scarf

Cachecol branco trabalhado com lã Pingouim Flash 4/8 100g e linha Rayza Vest 500m da mais grossinha. No ponto turco que já mencionei aqui e uma dica legal: utilizar agulhas para tricô nº 6,5 com 18 pontos. Fica um cachecol macio e gostoso de usar. Na minha opinião, essa mistura de lã com linha ficou boa nas cores branco, azul e preto.

Liberdade

"Ai que prazer
Não cumprir um dever,
Ter um livro para ler
E não o fazer!
Ler é maçada,
Estudar é nada.
O sol doira
Sem literatura."

Fernando Pessoa

14 de novembro de 2005

To do or not to do



This is the question!!!!

Ou ainda What to do?

Fazer cachecol num ponto novo ou terminar o tapete em crochet?
Fazer uma regatinha de linha ou tentar um casaquinho de linha em crochet?
Fazer um poncho com tranças ou um cachecol de linha?

Oh! My...

13 de novembro de 2005

Have a nice holiday!


Luz do sol em meus ombros - me faz feliz
Luz do sol em meus olhos - pode me fazer chorar
Luz do sol na água - veja como é bonito
Luz do sol a ponto de - me fazer sempre contente

Se eu tivesse um dia que pudesse dar a você
Eu lhe daria agora mesmo um dia igual hoje
Se eu tivesse uma canção que pudesse cantar pra você
Eu cantaria uma canção que ajude você seguir melhor seu caminho

Se eu tivesse um conto que pudesse contar a você
Eu contaria um conto que pudesse fazer você sorrir
Se eu tivesse um desejo que pudesse desejar a você
Eu desejaria que o sol brilhasse o tempo todo

Luz do sol durante o tempo todo me deixa contente
Luz do sol, a ponto de sempre


Tradução de Sunshine On My Shouders
John Denver
Composição: John Denver

Menina










Estamos muito felizes porque a Menina sarou, se recuperou completamente de um começo de parvovirose. Ficou em tratamento intensivo na nossa garagem. E, agora já está no sítio do meu sogro correndo pra lá e pra cá. Mesmo vacinada ela pegou a doença e só se recuperou porque foi detectada logo e porque já é adulta. Viva Menina que é linda!

11 de novembro de 2005

"Tricotar é preciso"



Olha só quem está tricotando... Julia Roberts. Segue matéria que saiu na Revista ELLE deste mês no ELLEMixMundo:

(...) O que fazer para passar o tempo ou acalmar os nervos? Julia Roberts adotou o tricô. Cliente da loja Suss Cousins, em Los Angeles, a atriz não larga as agulhas. É que miss Suss, a empresária sueca das linhas, preprara kits para iniciantes com material necessário e um DVD com as instruções - facílimas, para a novata não desistir!(...)
Muito bem Julia, vamos tricotar!

Enfim, terminei...


Bom, foi um pouquinho complicado trabalhar com este fio (Colibri da Qualifios), requer muita paciência mas em compensação o resultado fica ótimo. A blusa fica superfofa, confortável e bem quentinha. A gola não era para ficar assim mas no final acabei gostando.
"Por que não vão defender as crianças com fome?"

Questão interessante.

Primeiro: com esse fraseado você admite que existem dois tipos de pessoas no mundo:
As Pessoas Que Ajudam e as Pessoas Que Não Ajudam.
Além disso, admite também que você faz parte das Pessoas Que Não Ajudam; afinal, do contrário, você diria algo do tipo "Por que não me ajudam a defender as crianças com fome?", ou "Venham defender comigo as crianças com fome!", ou "Não, obrigada, vou defender as crianças com fome".
Então você se coloca claramente através de sua escolha de palavras como uma Pessoa Que Não Ajuda. Ora, é curioso que você, Pessoa Que Não Ajuda, não faça nenhum esforço para ajudar, mas sim para tentar dirigir as ações das Pessoas Que Ajudam para onde você quer que elas vão. É bastante interessante; se eu fosse até sua casa organizar sua vida financeira sob a alegação de que eu sei muito mais sobre administração familiar eu estaria interferindo, mas você se sente no direito de interferir nas ações que uma pessoa resolve tomar para aliviar os problemas que ela encontra ao seu redor. Você é uma Pessoa Que Não Ajuda, mas ainda assim quer decidir quem merece ajuda das pessoas Que Ajudam. O nome disso é "prepotência".
Segundo: Pessoas Que Ajudam nunca vão ajudar as "crianças com fome". Nem tampouco os "velhos", os "doentes" ou os "despossuídos". E sabe por que? Porque "crianças com fome" ou "velhos" ou qualquer outro destes é abstrato demais. Não têm face, não são ninguém; são figuras de retóricas de quem gosta de comentar sobre o estado do mundo atual enquanto beberica seu uisquezinho no conforto de sua casa.
Pessoas Que Ajudam agem em cima do que existe, do que elas podem ver, do que lhes chama naquele momento. Elas não ajudam "os velhos"; elas ajudam "os velhos do asilo X com 50,00 reais por mês". Elas não ajudam "as crianças com fome"; elas ajudam "as crianças do orfanato Y com a conta do supermercado". Elas não ajudam "os doentes"; elas ajudam o "Instituto da Doença Z com uma tarde por semana contando histórias aos pacientes". Pessoas Que Ajudam não ficam esperando esses seres vagos e difusos como as "crianças com fome" baterem na porta da sua casa e perguntar se elas podem lhe ajudar. Pessoas Que Ajudam vão atrás de questões muito mais pontuais. Pessoas Que Ajudam cobram das autoridades punição contra quem maltrata uma cadela indefesa sem motivo. Pessoas Que Ajudam dão auxílio a um pai de família que perdeu o emprego e não tem como sustentar seus filhos por um tempo. Pessoas Que Ajudam tiram satisfação de quem persegue uma velhinha no meio da rua. Pessoas Que Ajudam dão aulas de inglês de graça para crianças de um bairro pobre. Pessoas Que Ajudam levantam fundos para que alguém com uma doença rara possa ir se tratar no exterior. Pessoas Que Ajudam não fogem da raia quando vêem QUALQUER COISA onde elas possam ser úteis. Quem se preocupa com algo tão difuso e sem cara como as "crianças com fome" são as Pessoas Que Não Ajudam.
Terceiro: Pessoas Que Ajudam são incrivelmente multitarefa, ao contrário da preocupação que as Pessoas Que Não Ajudam manifestam a seu respeito. (Preocupação até justificada porque, afinal, quem nunca faz nada realmente deve achar que é muito difícil fazer alguma coisa, que dirá várias). O fato de uma pessoa Que Ajuda se preocupar com a punição de quem burlou a lei e torturou inutilmente uma cadela não significa que ela forçosamente comeu o cérebro de crianças pequenas no café da manhã. Não existe uma disputa de facções entre Pessoas Que Ajudam do tipo "humanos versus animais". Geralmente as Pessoas Que Ajudam, até por estarem em menor número, ajudam várias causas ao mesmo tempo. Elas vão onde precisam estar; portanto muitas das Pessoas Que Ajudam que acham importante fazer valer a lei no caso de maus-tratos a um animal são pessoas que ao mesmo tempo doam sangue, fazem trabalho voluntário, levantam fundos, são gentis com os menos privilegiados e batalham por condições melhores de vida para aqueles que não conseguem fazê-lo sozinhos. Talvez você não saiba porque, afinal, as Pessoas Que Ajudam não saem alardeando por aí quando precisam de assinaturas para dobrar a pena para quem comete atrocidades contra animais que estão fazendo todas estas outras coisas, quase que diariamente. E acho que é por isso que você pensa que se elas estão lutando por uma causa que você "não curte", elas não estão fazendo outras pequenas ou grandes ações para os diversos outros problemas que elas vêem no mundo. Elas estão, sim. E se fazem ouvir como podem, porque sempre tem uma Pessoa Que Não Ajuda no meio para dar pitaco.
Então, como diria meu avô, "muito ajuda quem não atrapalha". Porque a gente já tem muito trabalho ajudando a Preta e todas as outras pessoas e animais que precisam (algumas até poderiam ser chamadas tecnicamente de "crianças com fome", se assim você prefere). Espero que isso tenha respondido à sua questão.
Por Francisco José Papi
Texto enviado por e-mail pela minha amiga Kátia, a quem agradeço muito.
É um texto que responde à pergunta de algumas pessoas que ou perguntaram pra nós diretamente ou somente em pensamento.

10 de novembro de 2005

Bee Gees


Em 1956 os irmãos Barry, Robin e Maurice Gibb iniciaram a carreira musical dublando músicas da época em matinês de cinema na Inglaterra. Eram chamados de irmãos Gibb (Brothers Gibb) e logo passaram a ser chamados de BG’s, nome que se tornou mundialmente conhecido como os Bee Gees. Em 1958, a família Gibb mudou-se para a Austrália, e os três irmãos começaram a se apresentar profissionalmente pelos clubes locais.
(Canal Pop/Biografias)

Ouvi hoje na Alpha FM 101,7 que o Robin Gibb virá a São Paulo para um único show. Se fosse o Barry Gibb eu já estava lá. Mas, enfim, Bee Gees sempre estará no meu coração. Marcou uma época maravilhosa da minha vida. Quantos bailinhos eu dancei ao som deste grupo. Aqueles bailinhos de fundo de quintal, que a gente não via a hora de chegar para passar lápis nos olhos e esperar por aquele garoto que o coração batia mais forte, para dançar uma música lenta como How Deep Is Your Love, I Started a Joke, How Can You Mend a Broken Heart entre outras. Sem falar no filme Os Embalos de Sábado a Noite com John Travolta dançando Stayin' Alive. Meu primeiro vinil foi tema internacional da novela Dancin Days. Lembra com a Sonia Braga dançando de bustie, camisão aberto, sandálias e meias soquetes coloridas brilhantes? E nesse disco comecei curtir Bee Gees com Night Fever. Época boa... bons tempos... saudades!!!

Ô lãzinha difícil de trabalhar... mas como sou persistente estou na etapa final: a gola. Já desmanchei duas vezes. Não sei o que é mais difícil costurar as mangas ou tricotar a gola. Também fazer gola com agulha circular de 80cm é fogo, não é?
...
Eu adoro o frio mas este tempo nublado já está me deixando deprimida. Cadê o Sol, amarelo e vermelho, lindo, forte e quente??? E esse feriado vai ser em Campos do Jordão ou em Ubatuba? Nenhum dos dois... como sempre vai ser em casa embaixo das cobertas vendo filme na TV... (o que não é ruim...)
...
Como todos os dias são iguais, lá vou eu varrer a casa, organizar as coisas, passar umas roupas, lavar a louça e limpar o quintal. Que chato, né?
...
O tapete em crochet está progredindo... até que "crochetar" é bom, estou gostando e já estou com planos. Quero fazer conjuntinhos em crochet para os banheiros. Agora, ninguém me segura. E, ontem, novamente na lojinha de lã, encontrei uma pessoa que também é viciada e louca como eu por trabalhos manuais, uma figura muito simpática e vizinha dos meus pais. Ela disse para eu começar trabalhos em tear de pregos. Aí eu tô feita... não vou dormir mais...

9 de novembro de 2005

Tricoteiras de Sampa

Participo deste grupo desde Fevereiro deste ano. E, já fazia um tempinho que não visitava o site. Meninas, parabéns!! Está demais!! Vale a pena visitar e ver quanta coisa bonita que as organizadoras andaram fazendo por lá. Tem uma pessoa em especial que esconde o ouro, sabe? Sim, senhora Dona Kátia!! Você é o máximo e tem tanta coisa boa pra ensinar. Vou fazer todos aqueles cachecóis ma-ra-vi-lho-sos. Gente, o site está aí do lado nos links. Tem lembrancinhas em tricot e crochet para dar de presente no Natal. Muito legal!!!

Você Ama Alguém?

O universo é vasto, maravilhoso... e pontilhado de estrelas.
O mundo é rico, variado... e habitado por muitas pessoas.
E entre suas centenas de cidades, e milhares de casas, e milhares de pessoas, cada um de nós é apenas "um"...
Um pequenino ser num mundo de milhares de outros seres, num universo de bilhões de outros mundos.
Sabendo disso, algumas vezes nos sentimos muito pequenos.
Algumas vezes nos sentimos solitários e perdidos, como se tudo aquilo que pudéssemos fazer nada significasse na realidade.
Cada um de nós que se sentir necessário.
Cada um de nós quer ser lembrado.
Cada um de nós quer ser importante à nossa própria maneira.
Há muitas e diferentes maneiras de ser importante neste mundo.
Algumas pessoas se tornam médicos e curam os doentes.
Outras tornam-se agricultores e alimentam os que têm fome.
E algumas se tornam professoras e dividem a sua sabedoria e o seu conhecimento.
Mas você pode ser pastor, ou sapateiro, ou padeiro, ou barbeiro, ou capitão, ou tapeceiro, ou um rei!
Porém não importa o que você é, pois existe algo que importa muito mais.
Você ama alguém... e alguém ama você?
Pois o coração é o seu próprio mundo, e nesse mundo você é importante!
E é isso que realmente importa, não é?

by Joan Walsh Anglund

8 de novembro de 2005

Bolo de Cenoura com Cobertura de Brigadeiro

Você gosta de cenoura?
Você gosta de brigadeiro?
Se sim, você vai gostar desse bolo!!!
Enjoy it!!!

Ingredientes:
03 ovos inteiros
03 cenouras médias bem picadas
04 xícaras (chá) de farinha de trigo
02 xícaras (chá) de açúcar
01 xícara (chá) de óleo
01 colher (sopa) cheia de fermento

Modo de fazer:
Bata no liquidificador os ovos, as cenouras picadas e o óleo.
Numa vasilha coloque a farinha e o açúcar peneirados, junte a essa mistura o creme batido no liquidificador. Por último, coloque o fermento e leve para assar numa forma untada com margarina e farinha.

Brigadeiro
Cozinhe em fogo médio 01 lata de leite condensado, a mesma medida de leite, 01 xícara (chá) de chocolate em pó e 01 colher (sopa) de margarina. Tire do fogo antes de pegar consistência para brigadeiro, quando ainda tiver um caldo. Colocar a cobertura no bolo ainda quente e voilá!!!

Quando passei as fotos da câmera para o micro achei uma foto que tinha tirado do comecinho da blusinha que fiz para Andrea Campos minha "miga" secreta virtual. Fiz uma regatinha com acabamento em ponto caranguejo (ou pelo menos parecido com o ponto). Usei duas bolas da linha Bella Colour da Pingouim e trabalhei com 02 fios. Muito gostoso de tricotar.

E fiz também um cachecol no ponto turco com lã Sedificada na cor bege. Andrea, aqui vai a receita do cachecol que você me pediu:

Ponto Turco

Pontos múltiplos de 3
*1 t., 1 laç., 2p.j.t* terminando a carr. com 1 laç. e 2p.j.t
Avesso igual.

7 de novembro de 2005

Chegou!! Chegou!! Chegou!!



Recebi hoje meus presentes da minha amiga secreta virtual, Doris do Rio de Janeiro.
Eu A-MEI!!! A-DO-REI!!! É simplesmente a minha cara, combina com meu jeito e é tudo de bom. Muito obrigada!! Fiquei muito feliz. E já que estava saindo para minhas aulas de tricot e crochet resolvi ir de bolsa nova que todo mundo adorou!! Até o Marcos gostou muito e disse que tem tudo a ver comigo. Oba!!! Como é bom ganhar presente!!!

Instrumento fundamental da Tricoterapia...


Oba! Daqui a pouco vou pra aula de tricot e crochet. Comecei mais uma blusinha infantil e adivinha, faltou lã para acabar a frente e fazer a gola. A receita pede 01 novelo de 100g da Centerlã e eu usei 01 novelo da Nube/Sedificada mas não deu... Conclusão, vou ter que fazer um listrado na frente. Acho que vai ficar bom... enquanto isso vou acabando a tal blusa preta. Estou na segunda manga. Só falta costurar e levantar a gola... só... E, também tem o tapete em crochet que vou ver hoje se estou no caminho certo. Queria ter mais braços pra fazer um montão de coisas, tenho mil projetos na cabeça. Meu porta agulhas recheado de agulhas não é lindo?? Estou conseguindo entrar na loja da Lenir e comprar 01 novelinho de lã, mas fico horas conversando com as vendedoras que já se tornaram minhas amigas. Como é gostoso uma lojinha repleta de lãs, linhas, botões, fitas e etc... Uma dilícia mesmo!!!!

6 de novembro de 2005

5 de novembro de 2005

Mundo Blog

Comecei visitando blogs sobre Metallica, depois sobre tricot, também os blogs sobre cotidiano, aí vieram os blogs sobre cinema e agora blog sobre culinária. Sim, Fer, era só o que me faltava. Que bom!! Achei supergostoso o Chucrutecomsalsicha e alguns outros blogs que vc indica.
Daí vocês me perguntam: "Mas o Mi (Márcia) vc não tem mais o que fazer??" Aí eu respondo: " Por enquanto... não..."

E foram felizes para sempre...

Como sempre os mocinhos vencem e os bandidos são derrotados. Todo mundo casa, tem filhos e são felizes para sempre. Eu não sei porque ainda assisto novela... Talvez simplesmente porque adoro ver a interpretação dos meus atores preferidos. Se bem que não acompanhei a novela América desde o início... nada me chamava a atenção, nenhum artista completamente bom e o Francisco Cuoco não é mais o mesmo... e o beijo não saiu... E, quando via a "Sol" (Deborah Secco) eu morria de rir porque lembrava da Maria Paula do Casseta e Planeta imitando ela com aquele olhar vesgo, muito engraçado, então não dava pra levar a personagem a sério . Novela boa eram as novelas de antigamente como Mulheres de Areia, Pecado Capital, O Astro, Uma Rosa com Amor, Irmãos Coragem e por aí vai. Pelo menos, na próxima novela ... (uma pausa)... entrevista com Tony Ramos no Jornal Hoje.... Nem preciso comentar mas já comentando o Tony (com y) Ramos é fantástico, uma simpatia e muito inteligente. Muitas pessoas me criticam porque assisto novelas, mas TV é entretenimento dentre outras coisas e por que não discontrair com uma novela? Claro que tem novelas e novelas, artista bom, artista ruim, artista que só porque é bonito está na TV, enfim... O que me encanta são as interpretações de artistas como o Tony Ramos, Fernanda Montenegro, Regina Duarte, Cristiane Torloni, Raul Cortez, Glória Pires entre outros. São atores que estudam, que lêem, que se empenham numa arte tão complexa que é interpretar. Como será a próxima novela? Acho que já vai valer pelo fato de ter Tony Ramos, Fernanda Montenegro e Glória Pires (maravilhosa - inesquecível nos papéis de Ruth e Raquel). Ô coisa boa!!!!

4 de novembro de 2005

Só para terminar...

Ao som de "Unforgiven"/Metallica deixo meu último post de hoje (rsrsrsrs): hoje vai ter pizza com guaraná para eu ver o final da novela.

Depois da chuva, depois da contemplação uma baguncinha boa de quem gosta muito de tricotar... Dá uma reparada no meu "ensaio" para o crochet ainda muito tímido ali no cantinho... mas que vai sair um tapetinho para minha cozinha, ah isso vai!!!

Contemplação











Uau que temporal. Choveu até granizo!! E, agora fica essa meleca toda. O quintal todo molhado, varanda encharcada, não faz nem calor, nem frio, está tudo cinza meio esverdeado, tudo calmo depois do dilúvio e sabe o que deixa tudo isso tão bonito? Os passarinhos cantando. Sou uma privilegiada. Tem um monte de passarinhos cantando nessas árvores das calçadas, dos vizinhos. Eles também vem na cerejeira, pitangueira do meu pequeno jardim-pomar. Uma paz. Quando eu trabalhava no Japão conheci uma amiga peruana, muito linda! Ela tinha um carro e a gente sempre ia passear ou num parque cheio de flores, sakuras, árvores de todos os tipos ou na praia. Lembro muito bem que nós valorizávamos essas pequenas coisas, canto de passarinho, pouso da borboleta, barulho do mar, o horizonte. Contemplávamos muito o pôr-do-sol naquele marzão de Deus. Tenho muita saudade dessa época, que foi um aprendizado, uma experiência dura mas boa. Conclusão: às vezes precisamos olhar ao nosso redor e valorizar o que temos de melhor. É assim que eu penso.
"Se você não tiver entusiasmo você não faz coisa nenhuma"
Palavras de Bibi Ferreira no programa de anteontem da Ana Maria Braga.

Poncho Infantil


Fiz este poncho para minha sobrinha Gabi. Ela tem 09 anos. É um poncho muito simples de fazer mas que fica muito bonitinho.

05 novelos de 40g fio La Donna cor Ágata ou de sua preferência
agulhas para tricô nº 4,5

Colocar 55 pontos nas agulhas e tricotar em cordões em tricô (ponto tricô ida e volta) por 87 cm.
Vai ficar um retângulo de 43,5cm x 87cm. Dobrar ao meio e costurar um pedaço deixando um buraco para passar a cabeça. Colocar as franjas nas laterais e pronto.

3 de novembro de 2005

Panetone com sorvete

Já que mencionei panetone hoje, vamos a uma receita que me parece deliciosa e que pretendo fazer este ano, mas antes preciso explicar uma coisinha. Há muitos anos atrás, mas muitos anos mesmo, eu gostava muito de ler a Revista Capricho. Aliás, eu amo ler tudo quanto é revista. Bom, foi numa dessas revistas Capricho que eu achei essa receita maravilhosa, superfácil de fazer. Já fica uma opção de sobremesa (simples mas gostosa) para o Natal, principalmente se alguém tiver crianças em casa...

Ingredientes:
01 barra de chocolate meio amargo de 200g
01 panetone de 500g
01 pote de sorvete de creme de 250g
cerejas para enfeitar

Modo fazer:
Com uma faca, tire a tampa do panetone. Tire o miolo deixando a borda grossa (2 cm mais ou menos). Numa tigela, despedaçe o miolo, junte o sorvete meio mole (tire antes do congelador). Coloque a mistura de sorvete no panetone, tampe e coloque na geladeira. Derreta a barra de chocolate em banho-maria ou no microondas até ficar bem mole. Cubra o panetone com o chocolate. Enfeite com as cerejas, coloque na geladeira e divirta-se.
Está chegando a época de comer Panettone com Coca-Cola. Oba!! Que combinação boa!! Tem gente que concorda comigo, não é, Jô? Que bom que você visitou meu blog.

Bom Dia!!!

Humm!!! Acabei de tirar uns pãezinhos de queijo que fiz para o café da manhã. Delícia!! E, claro, um café passado agora (já deu para perceber que sou viciada em café, né?). Estou lendo as notícias do dia e me preparando psicologicamente para encarar a pia cheeeiaaa de louça...
Hoje é o dia que a minha amiga secreta vai receber os presentes ... ai ai ai... "miguinha" espero que você goste dos presentes... até mais!

2 de novembro de 2005

Relíquia


Esta relíquia pertencia a uma tia-avó de um colega nosso. Ela era alemã e a avó dele ia jogar fora toda essa riqueza. Obrigada Daniel pelo presente. Tem receitas em alemão e em português nas páginas já amareladas pelo tempo. Fiquei encantada com o capricho que ela teve em fazer as amostrinhas, costurar com uma linha bem fininha e escrever a receita (acho que ela usava caneta tinteiro). Eu AMO esse tipo de coisa. Objetos, diários, cartas, livros de outras épocas. É pura emoção, a mesma que senti quando fui à exposição das esculturas de Camille Claudel (uma escultora francesa, discípula e amante do também escultor Rodin), mas poder ver e tocar aquelas peças, foi realmente muito emocionante. Deve ser a mesma coisa quando estamos diante de um quadro de Renoir, Van Gogh (eu gosto muito dos impressionistas). Pena que não dá para colocar todas as fotos, mas fica um pouquinho só para vocês terem uma idéia do que estou falando.

Nessa página por exemplo, fico imaginando o que será que estava acontecendo naquele dia; será que ela estava cozinhando alguma coisa gostosa enquanto anotava as receitas ou será que só estava no meio de uma bagunça de linhas, lãs, agulhas de tricot, agulhas de costura numa tarde fria como esta; como será que era o ambiente? Fico imaginando coisas assim. Não sei porque mas lembrei dos livros que eu li da Rosamunde Pilcher ("Os Catadores de Conchas", "Setembro"), onde ela descreve tudo tão bem que de tanto imaginar o que ela descrevia eu conseguia até sentir o cheiro da comida, do café, do perfume, me sentia completamente interada com a estória.