29 de maio de 2006

Chique e casual

(City Cardigan)

São quase dez da noite e eu aqui na net fuçando os sites estrangeiros sobre tricot. Sempre acesso o site www.elann.com que tem cada modelo lindíssimo e dificílimo. Quando vejo os tais modelos descubro que o que sei de tricot não é nada. Fico até deprimida e triste... São trabalhos maravilhosos que fico pensando será que realmente foram feitos por mãos humanas!! Exageros a parte, se eu pudesse teria umas boas aulas com todas a colaboradas do site que faz um trabalho mais lindo que o outro. Sei que faço algumas coisas bonitas e também estou consciente que são trabalhos bem simples mesmo porque sou muito preguiçosa e não tenho muito saco para aprender trabalhos complicados. Por exemplo, o jacquard... é um grande desafio mas requer muita paciência então não sei quando vou criar coragem para aprender. Enfim, tricotar é sempre bom e uma grande realização quando conseguimos terminar um projeto, seja ele simples ou complicado. Na verdade, o importante é gostar de tricotar para que saia trabalhos bem caprichados e com bom acabamento. Não tem coisa melhor quando você faz uma blusa e presenteia alguém e esse alguém não tira a blusa pra nada. O mesmo para um cachecol ou um gorro ou uma bolsa, não é? Portanto, tricoteiras que estão começando ou até mesmo as mais experientes, vamos continuar tricotando muito e produzindo coisas bonitas!!!!

Manta Azul e Branco (Fundo do Mar) para bebê

Execução desta manta: minha amiga Solange (Embu).




(detalhe do ponto)


(fizemos a franja com pequenos 'nós')

26 de maio de 2006

Bolo de Laranja da 'Dona Diva'


Já faz tempo que eu não faço um post com receita. As últimas tentativas com doces foram catastróficas (ô palavrinha difícil!). De sabor até que ficaram boas mas a aparência era de dar medo. Tanto que as pessoas que comeram os doces, apelidaram de doces "terremotos". Carinhosos, não? Mas a receita de hoje deu muito certo e posso garantir que o bolo está uma delícia!!! Espero que gostem! :P
Ingredientes
01 laranja sem sementes (com casca) picada em pedaços
suco de 01 laranja
02 ovos inteiros
01 copo (tipo americano) de óleo
04 xícaras (chá) de farinha de trigo
03 xícaras (chá) de açúcar
01 colher (sopa) de fermento (na receita original pede colher de chá)
Modo de fazer
Num liquidificador bata 01 laranja sem sementes com casca, junte 02 ovos inteiros, suco de 01 laranja e 01 copo (tipo americano) de óleo e reserve.
Num recipiente junte a farinha, o açúcar e o fermente (todos peneirados). Junte o creme de laranja reservado. Misture tudo até obter uma massa de bolo.
Unte uma fôrma com manteiga e farinha (na receita original pede para em vez de farinha adicionar uma camada fina de açúcar cristal).
Despeje a mistura e leve ao forno a 180°C por 40 min. (aí vai depender do seu forno)
Calda
Fazer uma calda, derretendo 01 xícara (chá) de açúcar em 01 de água e misturar com as cascas de laranja que tirou o suco, cortadas em tirinhas para molhar o bolo ao servir.
BOM FINAL DE SEMANA!!!

25 de maio de 2006

Projetos em andamento...


Casaquinho com muuuitooos pontos e tricotado com agulha nº 3. Em vermelho amostrinha do ponto fantasia. Espero terminar pra este inverno mesmo porque o bebê da minha amiga vai nascer em julho. E, ainda pretendo tricotar a manta e o gorrinho... será?


(?????)

Tudo ao mesmo tempo agora!
:D

Um gorro normal...

... porém tricotado de uma forma diferente.
Vamos ver se dá certo...

23 de maio de 2006

Blusinha nova do Bartô!








Olha o Bartolomeu de blusinha nova! Adoramos! Ficou bonitinha, né? Agora, o problema foi tirar a foto. Ele não para quieto!!!! Mas, acho que dá pra ter uma idéia de como ficou. Agradecemos a Júnia pela receita e a Mônica pelo novelo de lã.
.
.
Segue a receita:
.
Roupinha de cachorro - tamanho mini

Lã Flash Color - agulhas nºs 6 e 7
A roupa é feita em uma só peça, começando pela gola. Montar 34 pts. nas agullas 6 e tricotar em ponto barra 2/2. Tecer 10 carr., passar para as agulhas 7 e tricotar em ponto meia, distribuindo 6 aumentos na primeira carr. Tecer mais 8 carr. Para a abertura dos braços, separar o trabalhodo seguinte modo: tricotar 8 pts., arrematar 1pt., tricotar 22pts, arrrematar 1pt., e tricotar 8 pts. Proseguir cada lado separadamente, tricotando nos primeiros 8 pts, 8 carreiras. Nessa altura, deixar os 8 pts. à espera, retomar os 22 pts. da mesma maneira; por último, os 8 pts. restantes. Na mesma altura anterior (8 carr.), retomar todos os pontos e tricotar do seguinte modo: 8 pts. em meia, montar 1 pt., 22 pts. em meia, montar 1 pt., e 8 pts em meia. Prosseguir tricotando os pts. em meia. A 30 cm do começo, fazer novamente 10 carr. em barra 2/2. Arrematar. Fazer em volta da abertura da manga, com agulha de crochet, 1 carr. de ponto baixo. Para terminar, fechar a costura começando pela gola.

22 de maio de 2006

A 'senhora' das camélias!

Minha mãe ama essas flores. E essas são especiais, pois ela trouxe do Japão com certo receio de que não fossem se adaptar ao nosso clima. Elas não só se adaptaram como se desenvolveram de uma forma tão bela e mágica. Ainda faltou a camélia vermelha que estava muito pequena. São lindíssimas!!!!






Polainas

Minha mãe encomendou estas polainas porque ela sente muito frio nas pernas na hora de dormir.

20 de maio de 2006

Insônia+tricot

Era uma da manhã e eu não conseguia dormir. Preparei um leite com achocolatado bem quente e fui pra sala. Sentei no sofá, liguei a TV na MTV Lab. Com a luz do abajour fiquei tricotando até umas três da manhã. Até o sono chegar. Estava uma madrugada tranquila e não tão fria. O que será que sairá deste tricot? O ponto mais fácil do mundo e que você pode tricotar até sem olhar, sem prestar muita atenção. Uma verdadeira terapia...

19 de maio de 2006

Cachecol "Ventania"


A idéia de juntar o fio da Sedificada com o fio Pérola (ambos da Pingouim) foi da Lenir da loja Dalínea e da Mônica do blog Eu Tricoto. A sugestão foi trabalhar os dois fios juntos com agulhas nº 20 (aquela que parece com uma "estaca para matar vampiros") no ponto arroz. Como eu não tenho essa agulha, comecei a fazer com as agulhas nº 15. Achei que no ponto arroz ficou muito grosso, muito pesado e o trabalho não rende muito. E eu só queria usar um novelo de cada como eu sempre faço. Lembrei daquele ponto Ventania (1) que eu postei em abril numa amostrinha vinho. Coloquei 15 pontos porque tem que ter número de pontos múltiplos de 3. O trabalho rendeu, o cachecol ficou num tamanho bom (170 cm sem contar as franjas) e ainda sobrou lã. Sobrou mais da Sedificada do que da Pérola. Mais um cachecol pra minha coleção!

18 de maio de 2006

Eu e os gorros!

(Sedificada da Pingouim)
Esse gorro ficou lindo na minha sobrinha de 10 anos.
Sabe aquele começo de gorro, na agulha circular, na cor preta que postei aí embaixo? Ficou lindo na minha amiga! Pena que esqueci de fotografar... :o(
Cheguei a conclusão de que gosto de tricotar gorros... :D

17 de maio de 2006

Feito pela minha tia

Lembra daquele post do cachecol verde chamado "Seafoam" publicado em março? Minha tia aproveitou o ponto para fazer este lindo casaquinho.
Lembra daquele post da amostrinha no ponto chamado "Ventania" publicado em abril? Minha tia fez um este lindo cachecol usando agulha grossa.
Fala verdade, minha tia não é demais?

14 de maio de 2006

Gorro Infantil

Fiz um gorrinho com o mesmo fio da blusinha.
Usei agulha circular nº 4 de 40 cm. Neste caso, o gorro fica sem costura na lateral.
Montar 78 pontos e trabalhar no ponto barra 1/1 (*1m, 1t*). A 24 cm desde o início começar as diminuições tricotando 2 pontos juntos em tricot e 2 meias até o final por duas carreiras. Passar um fio entre os pontos que ficaram na agulha, puxar e costurar por dentro.

Blusinha no Ponto Inglês


(Ponto Inglês ou Barra Perolada)
Tamanho: 6 anos
Material: 05 novelos de 40g Nina, ag. para tricô nº 4, ag. circular nº 4 de 40 cm
Pontos Empregados: Ponto Barra 1/1 (*1m, 1t*). Ponto Inglês ou Barra Perolada: 1ª carr.: em meia. 2ª carr.: *1t, 1 ponto duplo (introduzir a ag. direita no meio do ponto situado abaixo do ponto a ser tricotado e fazer 1 ponto meia)*, 1 t. 3ª carr.: voltar a 1ª carr.
Como fazer:
Costas - Montar 71 pontos e tricotar no ponto barra por 4 cm. A partir daí tricotar no ponto inglês por 44 cm e rematar os pontos restantes.
Frente - Montar 71 pontos e tricotar no ponto barra por 4 cm. A partir daí tricotar no ponto inglês. A 38 cm desde o início rematar para o decote 15 pontos centrais. E continuar diminuindo cada lado separadamente ainda para o decote cada 2 carr. 2 pontos 4 vezes. A 44 cm desde o início rematar os pontos restantes.
Mangas - Montar 34 pontos e tricotar no ponto barra por 4 cm. Após os 4 cm de barra aumentar 27 pontos distribuídos ao longo da carreira que ficará com 61 pontos e começar a tricotar no ponto inglês por 34 cm. Rematar os pontos restantes.
Gola - Com a agulha circular levantar 78 pontos ao redor do decote e trabalhar no ponto barra por 4 cm. Rematar os pontos restantes.
Costurar os ombros e os lados. Fechar e montar as mangas.

13 de maio de 2006

Tricoteiras antenadas!

Para as tricoteiras antenadas, "viciadas" em tricot e net aqui vai uma sugestão imperdível: acessar o site da Pingouim e ver a receita do modelito abaixo para começar a fazer já. Aproveitando a ocasião vocês viram quantas lãs bonitas que a Pingouim lançou? E a volta do Botonê em tons pastéis? Demais! Eu ainda não vi as lãs de perto, somente pela revistinha e no catálogo da Pingouim. Mas, não vejo a hora de comprar todas! Sonhar é tão bom!!!!


12 de maio de 2006

Comprinhas básicas....

Vou começar (de novo) fazer aulas de tricot com minha ex-primeira professora. As aulas acontecem na Dalínea, a loja de lãs daqui do Embu. Vou começar com essa roupinha de bebê. Já comprei os novelinhos Carinho e as agulhas nº 2 que são tão fininhas que nem sei se vou conseguir segurá-las. Esqueci dos botõezinhos... depois eu vejo isso.

Não sei se vocês são compulsivas como eu mas não resisti e comprei um novelo de lã para fazer mais um cachecol pra mim. Achei linda a lã e a cor. E, reparem que saiu a nova revistinha da Pingouim que tem cada modelito lindo. Comprei também o Manual de tricot da Cisne que está "show". Vem com 88 pontos dos mais fáceis aos mais elaborados e ainda dicas e segregos do tricô. E, claro uma revista que apesar de ter o título Crochê vem um especial de tricô muito bom. Acho que fiz bons negócios. Agora, mãos a obra porque além de todas essas coisas pra tricotar, minha mãe me encomendou polainas pretas.

11 de maio de 2006

Orquídea do papi


A Mônica doou um novelo da lã Flash Colour para eu fazer a roupinha do Bartolomeu com a receita que a Júnia me enviou. E, também me emprestou duas revistas da PatternWorks que são demais. Não tem receita mas tem fotos de modelos lindos em tricot e crochet. E os acessórios para tricot são incrivelmente incríveis. Eu já me cadastrei no site para receber esses catálogos que são gratuitos. Muito obrigada Mônica!!!!!
Enquanto eu não começo a roupinha do Bartô estou fazendo mais um gorro para uma amiga de longa data e que eu gosto muito.

9 de maio de 2006

Blusinha de linha mesclada rosa


Uma ótima blusinha para usar neste outono ou primavera e até mesmo no inverno acompanhada de uma jaqueta. Outra opção é usar 02 fios da linha Anne na cor branca, fica muito linda!
Criação: Raquel T. (minha amiga)
Execução: eu mesma
Tamanho: 38/40
Material Empregado: 01 bola da linha Bella e 1/3 da bola 1000 da Pingouim (com essa bola dá pra fazer 03 blusinhas dessa); agulhas para tricô nº 4.
Pontos Empregados: barra 1/1 (*1m., 1t.*) e o Ponto Penas: 1ª carr.: *8m, laç, 2m, 1 mate duplo, 2m, laç.*//2ª e 4ª carr.: toda em tricô//3ª carr.: toda em meia//5ª carr.: voltar à 1ª carr.
Frente e Costas são iguais: montar 77 pontos nas agulhas nº 4 e tricotar em ponto barra por 5 cm. A partir daí tricotar em ponto fantasia do seguinte modo: 1 ponto sem fazer (sempre que começo uma carr. deixo um ponto sem fazer porque facilita na hora de costurar e fica um acabamento bonito), 3 meias e aí começa o PONTO PENAS terminando com 5 meias. Fazendo desta forma centraliza o desenho do ponto penas. A 32 cm do começo rematar para as cavas de uma vez 9 pontos de cada lado, depois 01 ponto a cada 2 carr., 2 vezes. Seguir no ponto fantasia por mais 17 cm. Rematar todos os pontos. Costurar as laterais e nos ombros costurar 08 ponto que equivale a 4 cm de cada lado.

8 de maio de 2006

Tricô no Centro Cultural de SP

No sábado teve encontro das tricoteiras no Centro Cultural. Foi uma tarde agradável. Participou deste encontro uma jornalista muito lindinha e simpática da Ed. Online. Aguardem porque mais uma vez sairemos em uma revista... Metidas!!!!
Neste encontro tive o prazer de conhecer duas senhoras tricoteiras, muito simpáticas que vieram de Guarulhos, D. Sebastiana e D. Marli.
Quero aproveitar para fazer um pedido: tricoteiras da lista de tricot do Yahoo participem dos encontros. Vamos aproveitar esses encontros para trocar receitas, conversar, nos conhecer e claro passar a tarde tricotando.


Aproveitei também para pegar a bolsa que comprei da Clara que está fazendo bolsas muito bonitas.

5 de maio de 2006

Cachecóis são mais fáceis e rápidos de tricotar. Mas, não pense que eu só sei fazer cachecol. Faço blusas também. Porém, blusas são projetos mais demorados e ultimamente apesar de eu querer muito tricotar ando com um pouco de preguiça. Aquela blusa azul para meu sobrinho está empacada. Só falta terminar a manga. Confesso que eu ainda tenho certo receio em tricotar golas. Essa história de ter que levantar pontos ainda é um problema pra mim. Eu "sofro" demais quando tenho que passar por essa fase. Costurar mangas também é outro sofrimento. Não consigo encarar "numa boa", tranquila. Eu nem durmo direito quando chego nessa fase. Não sou perfeccionista pra muitas coisas mas para o tricô eu fiquei muito chata e exigente. Tem que ter um bom acabamento nas minhas peças. Claro que nem sempre sai tão perfeito assim, mas faço o possível.
Consegui doar aqueles gorrinhos que andei publicando aqui no blog para uma igreja que minha cunhada frequenta. Doei para uma família alguns cachecóis que tinha e mais dois gorrinhos, além de roupas e calçados. É tão bom poder ajudar os outros! Pena que eu demoro muito pra fazer uma blusa, senão ia tricotar mais blusas para doar.
Espero que consiga realizar alguns projetos que andam pela minha cabeça. Projetos demorados porque são blusas e estava pensando também em fazer uma manta para bebê e ainda tem a roupinha do "Bartolomeu". Por enquanto, vou postando cachecol e amostrinhas de pontos que achar interessante porque desta forma, quem sabe, ajudo alguém que me visita a fazer lindos trabalhos. Não sei vocês mas eu tenho uns quatro trabalhos começados e sempre que aparece um ponto novo começo um novo trabalho porque preciso ver como é que fica o ponto. Chega uma hora que você precisa concluir o que foi começado, e isso eu faço, a longo prazo mas faço. Uma loucura!!!!!

4 de maio de 2006

Feather and Fan Scarf


Eu já postei aqui um xale neste ponto. E, depois fiz este cachecol. Para o cachecol diminuí a quantidade de pontos de acordo com o desenho. Acho que este ponto também é conhecido como ponto pavão.
Receita original aqui e também no blog da Filomena, Tricot e Tal no link ao lado.
Usei o fio Texin, 01 novelo de 100 gr, sem franjas, agulhas nº 7. Tamanho: 160 cm.
Montar 28 pontos
1ª, 2ª e 4ª carreiras em tricot.
3ª carr.: 2 t., ( 2 p.j.t.) 2 vezes, (1 laç. e 1t.) 2 vezes, (2 p.j.t.) 4 vezes, (1 laç. 1t.) 2 vezes, (2 p.j.t.) 2 vezes, 2 t.

1 de maio de 2006

(essa flor também é do meu jardim)

Que venha Maio, o mês das noivas, com todas as cores e belezas da natureza.

Que venha Maio com muita alegria e criatividade.

E, que finalmente venha o frio para tricotarmos bastante!