30 de setembro de 2006

Tricô na São Bento

(Em pé: Gisele, Geni, Paty, eu e Katiane. Sentadas: Sandra, Kátia, Mônica, Grace e ficou faltando a Miriam que está chiquerésima é concentradíssima vendo uma revista na última foto. Obs.: Peguei "emprestado" essa foto do blog da Mônica.... rsrsrs).
Passamos mais uma tarde agradável e alegre com as tricoteiras e crocheteiras. Reparem nas fotos os sorrisos, as bagunças deliciosas sobre a mesa de trabalhos tricotados misturados com as revistas e acessórios de tricot e crochet. É sempre assim, uma troca maravilhosa. A Paty, queridíssima, sempre dividindo conosco seus livros e revistas importados de tricot, lãs incrivelmente belas e os acessórios tão divertidos. Definitivamente, esses encontros são tão bons que quando chega a hora de ir já estamos pensando e marcando o próximo.


29 de setembro de 2006

Gorro Branco

Fazendo um outro gorro branco, aliás, terminei ontem. O gorro ficou superfofo, muito macio e o ponto meia ficou divino. De fato, o ponto meia trabalhado na agulha circular, circularmente, fica muito bonito. Minha amiga que também tricota muito olhou o gorro e disse que parecia gorro de loja, feito à máquina.
(Ed, espero que agora sirva em você!).
Bom, eu já escrevi aqui que não tenho ânimo para fazer casaquinhos de bebê com aqueles fios fininhos e agulhas fininhas e que prefiro fazer casaquinhos de adulto mas em miniatura. Esse último casaquinho fiz com o fio Nina que desta vez me decepcionou, pois está áspero e duro como uma palha de aço. Acho que carregaram muito na tinta. Foi só eu elogiar demais o fio que acabei sendo presenteada. Comprei essa Nina de pacote fechado então não 'olhei a lã com as mãos'. Sempre que puder, antes de comprar qualquer fio, 'olhe com as mãos' para ter certeza que está comprando um fio macio e de boa qualidade. Então, fazendo esse gorro no fio Desejo da Pingouin, descobri que esse fio é ótimo para tricotar coisas de bebê, pois fica superfofo, supermacio e pode ser tricotado com agulha nº 4 (melhor do que 3 ou 3,5).
Espero que eu tenha ajudado com mais essa experiência no mundo do tricot.

28 de setembro de 2006

Cachecol Rosa


Sedificada Mesclada+Pérola Lisa,
ambos Pingouin e agulhas nº 12 =
(clique e amplie)
Cachecol Rosa
Ponto Ventania 3
Nº ímpar de pontos
Todas as carreiras são iguais:
1 p.s.f.t., *1 laç., 2 p.j.t, 1t*... term. com 2 p.j.t.
P.S.: Esses nomes de ponto Ventania 1, 2 e ainda tem o 3 que não postei aqui, foram denominados pela minha ex-professora de tricot, D. Iracema.

27 de setembro de 2006

Cachecol Uva


Sefidicada Lisa+Pérola Mesclada, ambos Pingouin
e agulhas nº 15 =


(clique e amplie)
Cachecol Uva
Ponto Ventania 1
Nº de pontos múltiplos de 3
Todas as carreiras iguais:
*1 p.s.f.t., 1 laç., 2 p.j.t.*



25 de setembro de 2006

Bom gente, este é o gorro Odessa que fiz para meu marido que, inclusive é o modelo da foto (rsrsrs).
E quero agradecer a Mônica por ter me ajudado com as agulhas de duas pontas no finalzinho do gorro.
A receita deste gorro foi publicada aqui no Mitricot no mês de agosto, dia 29.

22 de setembro de 2006

O próximo Encontro das Tricoteiras
será no dia 30/09
às 14 horas no Metrô São Bento.
P.S.: Sem Russel Crowe... sorry!

21 de setembro de 2006

Casaquinho com tranças

Por que será que eu nunca fico 100% satisfeita com meus trabalhos em tricot? Principalmente as blusas? Sempre eu penso: 'Ah, eu poderia ter feito tal ponto em vez desse' ou 'Ah, por que não usei agulhas mais grossas ou mais finas?' ou 'Ah, poderia ter comprado outra lã, escolhido uma outra cor' ou 'Ah, eu deveria pensar mais antes de começar uma peça' e por aí vai. Prezo pelo bom acabamento. Até faço um bom acabamento mas sempre tem uma coisinha que acaba me incomodando. Será que um dia eu vou aprender e fazer algo que realmente eu fique satisfeita? Eu quero aprender e fazer as coisas direito. Eu só insisto no tricot porque amo tricotar. E, por favor, não estou escrevendo isso pra vocês pensarem que sou vítima. Eu sou crítica mesmo! Gostei desse casaquinho. Claro que o 'devia ter feito assim ou assado' está presente nele. Ainda não sei se vou dar de presente ou se vou guardar como modelo. Falta comprar e pregar os botõezinhos.

18 de setembro de 2006

Gorro para Lisa

Fiz este gorro para filha de uma amiga minha que tem 09 anos.
01 novelo de 40g Família;
agulha para tricot nº 4;
Montar 76 p. na agulha e fazer p. barra 1/1 (*1m, 1t*) por 3 cm. Passar a tricotar o ponto fantasia:
1ª carr.: 1t., *1 laç., 2 p.j.t*, 1t.
2ª carr. (avesso): em tricot.
3ª carr.: em meia.
4ª carr. (avesso): em tricot.
5ª carr.: voltar na 1ª.
A 16,5 cm do início começar as diminuições:
1ª carr.: *3m., 2 p.j.m*
2ª carr. (avesso): em tricot
3ª carr.: *2m., 2 p.j.m*
Para finalizar fazer uma carr. em meia. Passar um fio entre os pontos que ficaram na agulha, franzir. Costurar o gorro. Fazer a florzinha e pregar na lateral.

14 de setembro de 2006

Um ano de Mitricot!

(Orquídea da D. Lourdes - Xaxim)
No domingo passado fui visitar D. Lourdes, uma senhora que gosto muito. Gosto dela e das filhas dela. Me sinto superbem na casa dela. Sempre sou muito bem recebida. Ela vende orquídeas e trabalha com xaxim. Quando eu vi essa orquídea, não resisti, tirei essa foto e pensei: vou colocar no Mitricot pra deixar meu cantinho mais bonito. Como a natureza é perfeita!!!! Bom, também tem o fato do Mitricot completar um ano de existência. Na verdade, em setembro de 2005 criei um blog chamado Mikadogs e depois em meados de Outubro'05 mudei para Mitricot.
"Parabéns, Marcia! Este mês seu blog faz um ano. Um ano de muita criatividade, trabalhos lindos, ótimas dicas. Há um ano você compartilha seu conhecimento conosco.
Obrigada. Beijinhos, Maria Goretti."
Eu é que agradeço a visita de todas vocês e assim como algumas tricoteiras que me visitam, sou ainda uma aprendiz no tricot e cada vez mais me apaixono por essa arte.

13 de setembro de 2006

Cachecol para meu pai!


A receita pede um número múltiplo de 6 mais 2. Mas, fiz uma amostrinha com 32 pontos não deu certo. Acabei fazendo o cachecol com 38 pontos. Usei dois fios da lã Cristal da Pingouin do inverno retrasado. Agulhas nº 5,5. Tricotei por 170 cm. Sem franjas.
Ponto Cestinha
1ª carr.: *6t., 2m.*, term. 6t.
2ª carr.: *6m.,2t*
3ª carr.: Como a 1ª carr.
4ª carr.: Toda em tricot.
5ª carr.: 2t., 2m., *6t., 2m.*, term. com 2m e 2t.
6ª carr.: 2m., *2t., 6m.*, term. com 2t e 2m.
7ª carr.: Como a 5 ª carr.
8ª carr.: Como a 4ª carr.
Voltar à 1ª carr.

9 de setembro de 2006

Resumindo...

- Estou devendo a foto da blusa preta. Preciso encontrar meu sobrinho para fotografar. Ainda bem que fez frio, assim ele pôde usar muito.

- Vou recomeçar a blusinha azul com mangas raglãs. Ela estava ficando lindinha mas quando eu vi não ia servir no meu sobrinho.
- Estou tricotando dois cachecóis simples mas lindíssimos. Mas, acho que um deles (foto) vai faltar lã. Fui hoje na loja encomendar os novelos pois gostei tanto desta cor e porque pretendo fazer luva sem dedos, um gorro, meia e uma blusa pra mim. Detalhe: estou fazendo o cachecol no ponto barra 2/2 porque cansei dos cachecóis furados.
- Preciso ainda terminar minha blusa aberta vinho. Tive que desmanchar a manga porque ficou muito justa e como vai ser aberta, tipo um casaquinho, acho melhor fazer as mangas mais folgadas. Quero tricotar peças que fiquem confortáveis em mim.
- Enquanto isso já fiz um gorro branco lindo, simples, barra 2/2 que depois que eu entregar pra pessoa eu posto a foto.
.
Ufa! Quantos projetos, pois é assim que eu gosto: ter muitos projetos.
.
- Ah! Claro, comecei a fazer o gorro Odessa para meu marido. Aproveitei minha ida à loja para comprar (hehehehe) um jogo de agulhas de duas pontas chiquerésimas (como vocês podem ver na foto), para fazer o acabamento do gorro e tricotar minhas meias e luvas.... Com uma grande ajuda da minha amiga tricoteira Mônica que virá em casa nas suas férias!!!!

5 de setembro de 2006

'Botonê'

Para este cachecol e gorro usei 4 novelos de 40 g do fio Botonê da Pingouim pois este fio rende mais que a Nina e Família.

3 de setembro de 2006

O nosso encontro foi...

... 'ÓTEMO' (como diz a Mônica). Estávamos apenas em quatro tricoteiras e passamos uma tarde maravilhosa como todos os encontros. É uma troca de informações, de conhecimentos, de aprendizado. Encontrar com essas meninas pra mim é sempre uma alegria. Pessoas talentosas e que, principalmente amam tricotar assim como eu. E a Paty ainda trouxe uns livros e revistas de tricot importados que são lindíssimos! Ah! Trouxe também uma manta maravilhosa que ela fez (veja foto abaixo) que ficou simplesmente um luxo.

Paty, Mônica e Kátia

Eu, Paty e Mônica

Manta feita pela Paty que ficou um luxo de linda!!!!

1 de setembro de 2006

Tricoteiras!!!!!!!!!

Não esqueçam!
Amanhã temos um encontro marcado às 14 horas
na Praça de Alimentação do Metrô São Bento.
Até lá!