26 de abril de 2008

Casaquinho Foffy




(Detalhe do deseinho)
Ah! Parece azul mas é roxinho.

Foffy é o nome desse fio fofo da Qualifios. Quando vi me apaixonei e não deu outra comprei um novelo de 100g (350 m) para experimentar. Experimentei e amei. Sobrou fio para fazer esse sapatinho. É um fio anti-alérgico que tem na composição 90% Acrílico e 10% Poliamida. Qualifios é um produto importado pela Portfio. Eu já tinha trabalhado com o fio dessa marca que, inclusive, é o cachecol que mais gosto de usar. Bom, nesse casaquinho usei agulha circular de 60 cm nº 3,5 e fiz esta receita. Até que não foi tão mal assim trabalhar com a 3,5 porque esse fio não chega a ser tão fininho como por exemplo a Keamor ou Carinho da Pingouin. Amei o resultado e a parte chata do negócio foi pregar os botões. Eu destesto pregar botões... No próximo casaquinho não vou fazer as cinco casas não. Vou fazer somente duas ou três porque uma amiga tricoteira disse que nem todas as mães fecham o casaquinho até o final. Ah! Reparem no deseinho que vai se formando! Demais, né?! Adivinha o que vai acontecer? Vou ter que comprar mais desse fio para ver como fica em meias, se bem que não sei se vai dar o mesmo efeito...

22 de abril de 2008

Bloqueio tricotal


Desânimo total. Por enquanto, estou tricotando somente luvinhas (Fetching que eu adoro), meinhas e quadradinhos. Não sei o que está acontecendo mas ando numa fase terrível. Não consigo terminar os trabalhos demorados que já estão nas agulhas. Penso em tricotar blusa e cachecol mas aí vem o desânimo e acabo desistindo... e, olha que eu amava tricotar cachecol. Ando 'assim assim', meio desanimada com o tricot e com vontade de aprender a bordar (tapetes e outro tipo de bordado que não sei o nome da técnica)... mas não sei também se é isso que eu quero... Continuo tricotando todos os dias mas coisas pequenas e rápidas. Pior de tudo é que andei comprando mais lãs e um tempo atrás comprei muito fio para tricotar peças para bebê e eu não consigo tricotar nada com esses fios finos. Já desmanchei um monte de casaquinhos porque não vai, não rola. Uma hora penso em fazer uma manta, outra hora penso em começar uma blusa pra mim, só que aí o desânimo toma conta mesmo! Tenho um monte de receitas bonitas e bacanas que peguei no Ravelry, tenho livros legais com peças lindas, um CD com receitas maravilhosas de cachecóis que ganhei de uma amiga tricoteira, tenho tempo mas estou sem vontade. Preciso terminar o que comecei, preciso me organizar e traçar um objetivo senão já viu, as lãs vão mofar! Mas, é só uma fase e como tudo na vida passa, essa fase também vai passar!

18 de abril de 2008

17 de abril de 2008

Quadradinho Multidirecional


Tricotei esse quadradinho para o Projeto Tricô Solidário utilizando uma receita de paninho de pia que acredito eu foi baseada na receita do Cachecol Multidirecional. Ufa! Bom, para dar a medida de 20 x 20 cm tricotei o primeiro triângulo até atingir 54 pontos com sobras da lã Sedificada da Pingouin e agulhas nº 4,5. Quase não se percebe o efeito do ponto então estou pensando em fazer outro com fio mesclado. A receita está no ravelry (lógico!) com o nome de Multidirectional Diagonal Dishcloth (uau!).

14 de abril de 2008

Gorro com botão 2 #


Nesse gorro fiz a barra em cordões de tricot trabalhado em meia que pra mim é um pouco cansativo mas eu tenho a impressão de que os cordões trabalhados em meia ficam mais firmes, não ficam tão molengas e soltos quando trabalhados em tricot. Ficou muito charmoso também. Aliás, o botão dá um toque muito especial na peça. Estreiando minha etiquetinha que foi costurada pela minha prima que também pregou o botão. Usei a lã Sedificada da Pingouin com agulha circular de 40 cm nº 4,5. Já indiquei a receita num post abaixo, Gorro com botão 1 #.

11 de abril de 2008

Uma lembrancinha


Gosto muito de tricotar paninhos de pia porque é rápido, fica uma graça e é ótimo pra presentear. A receita desse paninho está no Ravelry (Lean to the Right Cloth). Fiz com dois fio de Bella e agulhas nº 4,5. Acredito que se tivesse feito somente com um fio daria para visualizar melhor os buraquinhos. O cordãozinho (I-Cord, com 2 pontos) tem 75 cm. Fica aí uma idéia para presentear uma pessoa querida com uma lembrancinha.
.



10 de abril de 2008

Em tempo


De vez em quando costumo comprar a Folha de S.Paulo. Na última sexta-feira, dia 04, veio um encarte de moda muito interessante. Uma das matérias que me chamou a atenção foi sobre esse Tricoteiro de profissão chamado Lucas Nascimento. Ele é brasileiro mas mora em Londres e atualmente (segundo a matéria de Camila Yahn) estuda o último período da faculdade Fashion Design for Knitwear (design em tricô), no London College of Fashion, uma das escolas de moda mais prestigiosas da Inglaterra. Ele trabalha com agulhas gigantes de 25 mm de diâmetro com lã supergrossa (Merino Wool) que pode custar até R$500,00 o rolo. Já imaginou? Seus megatricôs e cachecóis foram vistos nos desfiles da 2nd Floor e Amapô, na São Paulo Fashion Week em janeiro. Descobri o blog dele onde vocês podem conferir algumas de suas peças clicando aqui.

9 de abril de 2008

Gorro com botão 1 #


Esse gorro é um charme só. Minhas amigas tricoteiras Mônica e Denise já se aventuraram numa receita parecida. A receita deste gorro está disponível somente no Ravelry (Button-Tab Knit Hat) e tem quatro modelinhos diferentes de barra. Esse modelo tem uma barra muito legal, inclusive já fiz um cachecol com esse ponto. Em inglês chama-se Mistake Rib e em português eu conheço como Ponto Falso Inglês: nº de pontos divisível por 4 + 1, as carreiras no direito e no avesso são iguais: *2m, 2t* terminando com 2m e 1t. Usei a lã Sedificada da Pingouin com agulha circular de 40 cm nº 4,5.

8 de abril de 2008

Joy


A mesma história de sempre:
fui lá só pra comprar botões
e saí com dois novelos desse fio maravilhoso.
Vou fazer um cachecol bem lindo pra mim!!!!!

1 de abril de 2008

Esse é meu!


Quando vi esse livro pela primeira vez fiquei apaixonda por esse saquinho. Na época nem liguei muito porque não entendia as receitas em inglês. E, hoje, um pouco mais experiente e adorando novos desafios, consegui tricotá-lo. Se bem que ele não é complicado mas por exempo, aprendi a fazer o acabamento com três agulhas e aprendi fazer também esse cordãozinho com essa franjinha que dá um toque todo especial. Mais uma vez, usei o fio Sublime da Pingouin que deixou meu saquinho muito macio e fofíssimo! Não me canso de olhar. Fiquei tão feliz mas tão feliz com o resultado que deixei o saquinho em cima da mesa (como sempre faço com meus trabalhos finalizados) esperando ansiosa o meu marido chegar para ele dar a opinião dele. Quando ele chegou, enxergou (quase) tudo que estava em cima da mesa menos o saquinho. Fiquei indignada! Aí quando mostrei o bendito ele olhou com aquele descaso e perguntou: 'hã... pra que serve?' - nem respondi. Deixa pra lá. Homens! O importante é que eu amei e já estou fazendo outro menor (tem três tamanhos diferentes).