26 de outubro de 2009

Gorro listrado

Receita: Bunny Slope Hat by Lion Brand Yarn
Fio Família - Pingouin nas cores
marrom, verde e cru.
Agulha circular de 40 cm nº 4,5 mm
Tamanho: criança de 6 anos
.
.
Bom, o modelo do gorro da receita é barra 2 x 2 (2m e 2 t) e depois sobe em meia no direito e tricot no avesso. Mas, como eu coloquei 80 pontos na hora de subir em meia o gorro ficou enorme. Nesse tipo de gorro eu sempre tenho que diminuir 10 pontos na hora de subir em meia. Será que tem a ver com a espessura do fio? Ou com a espessura da agulha? Ou com a quantidade de pontos? Todos os gorros que fiz nesse modelo eu tive que diminuir a quantidade de pontos, mesmo usando o fio Sedificada da Pingouin que é mais grosso do que o fio Família. Não consigo entender o motivo. Enfim, tive que subir o gorrinho em ponto barra mesmo que também acho bonito e o mais legal dessa receita é o formato das listras. Gostei muito!

21 comentários:

Cristina Yumi disse...

Oi Mi.
bom como entendo NADA de trico, não sei responder. rs
Mas ficou legal o gorro.
Mas o que eu adorei foram os quadradinhos.
Uma graça.
Mil beijos

lucylaine disse...

o gorro é bem lindo e gosto muito das côres que escolheu!!

Elizabeth disse...

Olá Marcia,
As cores ficaram ótimas, o e gorro também.
Abraços.

Eliana disse...

Adoro a combinação de cores que faz, Marcia. Vc é sempre muito criativa. Parabéns pelo lindo trabalho! Bjs.

Fernanda disse...

Nosaa, lindo gorro PARABÉNS !!!

http://crochecolorido.blogspot.com/

ELENA disse...

Márcia ! antes de ler seu post o 1° que chamou minha atenção foi justamente o formato das listras, tambem gostei das cores ,lindo gorro !!!Bjus!!

Joy Cerimonial disse...

Lindo seu blog!!
Tem tudo a ver com o que eu tô fazendo.
Vou linkar no meu blog. Se quiser, dá uma passadinha lá depois.
Beijos!

Conceição disse...

Oi Márcia,
Adorei seu gorro!Fiquei imaginando como ficaria linda tb uma blusa com esse ponto e essas cores...Me diz, como você fez a troca de cores?Bjos
Conceição

Clau disse...

Oi
Na verdade vc precisa fazer a amostra bater com a da receita... e o fio deve ser compatível com o usado na receita.
Eu, por exemplo, sempre tenho que aumentar 1 número de agulha da receita original, mas mesmo assim faço a maldita amostra.
O mais importante é que o gorro ficou lindo!!!!
Beijos

Monica disse...

Má, acho que o fio e a agulha que estão fora para o tamanho que vc quer!!!Acho que o jeito é diminuir a quantidade de pontos logo no início!
O listradinho ficou muito bonitinho.
bjos

Regina disse...

Sou supeita pra falar pq adoro gorros. Esse ficou com uma combinação de cores linda. bjsss

Shirley Araujo disse...

Amiga eu vejo qtos pontos preciso para fazer em meia, e começo com o mesmo numero de pontos a barra 2/2 ou 1/1, se quero que fique a barra mais justa faço com uma agulha de numero menor, para apertar, se quero que fique larga uso a mesma agulha o trabalho todo. Costumo colocar 60ptos nos meus gorros, mas depende tb do nosso ponto, cada uma tem o seu.
Espero ter ajudado um pouco.
Seu gorro ficou lindo, parabéns.
bjus
Shirley

Mamã Martinho disse...

Oi Márcia,

Não percebi bem a tua dúvida, mas acho que te referes à parte final do gorro. Acho que se consegue fazer gorros, com qualquer linha e agulha, por isso não acho que o problema seja esse. Já fiz gorros como esse, e o que faço no final é que em 2 voltas do direito remato 2 pt juntos de cada vez, ou seja, como tinhas 80 na 1ª volta ficavas com 40, e na 2ª do direito voltavas a ficar com 20.
Não sei se era bem essa a tua dúvida, mas espero ter ajudado. Só mais uma coisa a 1ª volta do remate ainda faço em barra, mas passo para barra 1/1. Na segunda do remate faço em meia.

Bjs

Mónica

PS- Seja como for o gorro ficou bem giro!

Márcia disse...

Mô e Shirley muito obrigada pela dica. É isso mesmo q vou fazer da próxima vez. Pensarei no gorro em meia para ver a quantidade de pontos. Valeu meninas!!! O q seria de mim sem vocês, amigas tricoteiras!!!!! Beijão!

Márcia disse...

Conceição, essa troca de cores ainda é um grande problema pra mim, principalmente em trabalhos circulares. Nesse, infelizmente eu cortei os fios velhos e amarrei os novos... imagina como é que ficou por dentro do gorro, um monte de pedaços de fios pra eu esconder. Mas, sei q tem um jeito de 'carregar' os fios enquanto vai trabalhando mas não consegui fazer isso no gorro, somente em trabalhos retos. Quem sabe no próximo eu treine mais e consiga. Beijão!

disse...

Má, lindão esse gorro, adorei as cores. Tem mesmo que começar com o nº de ptos que se quer em meia, já que em barra ele fica menor né?
bjinhos

Marico disse...

Márcia, adorei o seu gorro, as cores estão lindas.
bjs

Maria Lúcia disse...

Oi
Eu fiz um gorro parecido,
tive dificuldade ele ficou,
muito grande.
Beijos...
Lúcia.

Maria Dulce disse...

Márcia, tente fazer, depois da barra, a continuação em ponto meia com uma agulha mais fina (uma ou duas numerações menores), faça uma amostrinha....adoro seu blog e seus trabalhos, bjnhs.
Maria Dulce
P.S.: conte através do blog, estou sempre visitando, espero ter sido util.

Nile e Richard disse...

Oi Márcia.
Muito bonito o seu gorro,uma combinação de listras perfeitas.
Acredito que a quantidade de pontos usados se deva ao fato dos estrangeiros serem maiores que os brasileiros.Geralmente temos que diminuir a quantidades de pontos.!o é justamente o que costumo diminuir dependendo do ponto a ser usado.
Mas minha sugestão é fazer uma amostra.
Espero poder ter ajudado.
bjtos.Nile.

Unknown disse...

Ola meninas! Falando em gorros, gotaria de saber se voces podem me ajudar: Estou terminando um gorro (a receita achei no http://www.pingouin.com.br/receitas/receitas3.php?gRecOutrasIdInt=19&gReceitaIdInt=13) mas não estou conseguindo finalizar pq diz para tric. de 2 em 2 e em seguida passar um por dentro de todos e amarrar todos juntos.Estou com dificuldade em passar um por dentro de todos...Alguma de vocês saberia como fazer? Obrigada, Ka.