21 de junho de 2010

Qual ponto?

Olá!!!
Faz tempo, né? Pois é, preciso contar pra vocês um episódio dessa minha vida de tricoteira: há uma semana atrás, recebi uma encomenda de um cachecol largo (mais ou menos de 40 cm), comprido (1,80 cm) e na cor preta. A pessoa em questão quer enrolar o cachecol na cabeça e nos ombros. Ok. E o fio. Que fio usar? Ainda bem que na loja só tinha Sedificada e Flash, ambos da Pingouim. Optei pela Flash porque é mais barata, a metragem é maior e a cor preta estava macia. E aí pedi um help de ponto para duas amigas tricoteiras supertalentosas (Kátia e Marico) que me indicaram um ponto simples. Muito bem. Fiz o ponto arroz duplo. Ficou grosso. Tentei o ponto arroz simples, não rende e fica uns carocinhos que achei que ia incomodar (na verdade não incomoda, mas achei). Fiz um tantão de cordões em tricot, achei sem graça e pesadão. Detalhe: fiz primeiro cordões em meia, desmanchei e depois fiz cordões em tricot, desmanchei. A essa altura eu já tinha usado os três novelos que comprei pra essa empreitada. Sem contar que experimentei três números de agulhas: 6 - 6,5 e 7 mm. Larguei um pouquinho esse cachecol e fui ler. Bom, pensei então em fazer um ponto pavão. Coloquei os pontos na agulha e comecei a tricotar mas esqueci as benditas bordas e aí não deu certo. Desmanchei de novo. Respirei fundo, fui dar uma volta. No sábado, à noite, pensei em fazer o 'ponto ventania' (1 ponto sem fazer em tricot, laçada e dois pontos juntos em tricot) que é um ponto simples, fácil e rápido (por conta das laçadas), com agulha 7 mm (circular pra segurar o peso) e, ufa! consegui, me encontrei, quero dizer, encontrei o ponto certo!!! Está ficando lindo, fofo, leve, não muito fechado e não muito aberto. Está na medida. Coloquei uns 54 pontos (múltiplos de 3) e estou tricotando firme e forte. Agora vai... Que dificuldade numa coisa tão simples. O problema todo é que não conheço direito a pessoa, então não tenho referência nenhuma do que ela gosta. Não é tricoteira, portanto, qualquer ponto que eu fizesse acho que estaria bom, mas eu não consigo fazer qualquer coisa ou fazer só por fazer porque não flui, a coisa não vai, entende? Bobagem, eu sei... mas eu sou assim. Sofro demais! Então, vou demorar pra atualizar o blog com meus projetos que são loooongos... e o meu crochet está parado... estou tão triste por causa disso... estou com saudades do crochet, daquele crochet bem coloridão. Olho pra minha manta todos os dias e sonho com ela pronta. Sonho também com tantas outras mantas e colchas em 'vintage crochet' que espero começar em breve. Um beijão pra todos que me visitam! 

19 comentários:

Marico disse...

Márcia, você está certa em se dedicar assim ao seu tricô, fazer por fazer não tem muita graça, não é mesmo? É por isso que seus trabalhos são tão lindos e caprichados. Pode ter certeza que ela vai adorar o cachecol.
E obrigada pelo "supertalentosas". rs
bjs

Anônimo disse...

Oi Marcia,
Já passei por esse problemão que vc passou, tinha um pedido de cachecol tbem e não tinha ponto que eu achava bonito e ai desmanchava tudinho até que acabei me achando no ponto Ventania que fica muito bonito e bem fofinho que era o que a pessoa queria.
bjão!!
Aninha

disse...

Má, eu te entendo perfeitamente!! É duro mesmo não conhecer a pessoa e não saber o que ela gosta, mesmo sabendo que ela não entende essa "coisa" que nos pega quando começamos um projeto... Eu fiz isso num simples cachecol branco! O fio não precisava de ponto específico, mas fiquei naquela neura hohoho até que fiz em cordões de tricô, pode??
Adoro o ponto fantasia e vou faze-lo num cachecol grossão!
bjinhos

Libelinha☆ disse...

Estava a ler o relato desta aventura e só me lembrava um dos poucos pontos que sei em tricot... Que faz cachecóis e xailes lindos, hehehe!... Estava eu já pronta a tentar explicar o ponto (sem saber os termos técnicos) quando vejo que acabaste por optar por ele, hehehe!...
Boa sorte nessa aventura!...

Beijinhos ;P

Ivani disse...

Márcia,
Você está certíssima, porque antes de tudo, você quer ser bem profissional, seu trabalho é o seu cartão de visitas. E olha que você tem vários cartões lindissimos, então às vezes buscar o melhor leva um tempo, mas quando se acha, vai que vai. Mal posso esperar para ver o resultado, estou morta de curiosidade. Quanto aos outros trabalhos, não entre em desespero, simplesmente vá fazendo sempre que puder, quando menos perceber, muitos deles já estarão prontos. Bjs, Ivani!

Sandra disse...

Marcia, isto é ser perfeccionista...
Sei porque sou igualzinha1 Não é a toa que vivo precisando de suas opiniões KKKKKKK
Resolvi presentear a irmã de uma pessoa querisa e aí já viu, até para comprar a lã foi um "Deus nos acuda". Sabia que gostava de erde militar, comprei a Acalanto, mas e o ponto?
Fiquei doidinha!!!!! E não tenho seus dotes, imagina só!!!!!!
Fique tranquila, td que vc faz fica um primor!!!
Ah!não se esqueça de postar depois de pronto!
Bjos
Sandra

Elaine Carlini disse...

Marcia. Teu relato é parecido com o que está acontecendo comigo o casaco pra minha filha já fiz teste de ponto de agulha, já tive que desmanchar várias carreiras por ter ponto errado, mas um dia sai. Bjos Elaine Carlini

Ivonete disse...

Olá Marcia!
Tenho certeza que esta ficando lindo com toda essa dedicação,coloque em uma postagem fiquei curiosa, não conheço esse ponto.Beijocas!!!

Regina disse...

Ah taí uma coisa que tb não consigo: fazer por fazer. Preciso gostar, senão o trabalho não rende e chega ao ponto da desistencia.

No colegio de freiras que estudei, tinha uma delas que dizia: tudo que merece ser feito deve ser bem feito ou não deve ser feito!eh

Acho que vem daí minhas manias como as suas.eh

bjsss

Eliana disse...

Menina,
Que legal!
Recomecei a tricotar há pouco,sou totalmente amadora e procurando coisas na rede achei seu blog.É demais!!Que talento,que capricho.Sou meio "Molly Weasley"(mãe do Rony,no filme do Harry Potter),mas as peças que fiz eu adorei.
Vi sua preocupação quanto aos pontos para o cachecol,usei ponto peneira para uma pequena estola e ficou legal;a gola que fiz foi mais gostoso ainda,arrematando,virando,me diverti demais.
Vou procurar mais dicas nos seus trabalhos - são incríveis - e vou me aprimorando.
Tudo de bom,
Eliana

Larissa Goulart disse...

Eu tinha tres cachecois pra fazer e queria todos diferentes, foi um horror tambem achar um ponto, eu tentei ventania, mas não parecia ficar bom, continuei pra ver como ia ficar e no fim eua dorei, agora to pensando emf azer um cachecol pra mim igual..

ELENA disse...

Márcia! eu estou pastando com um multidirecional, o que era fácil demorouuuu, só agora deslanchou!
você não esta sozinha nessa. BJU!

Maria das Graças - Graça disse...

Márcia, eu sei exatamente o que está passando. A gente fica tentando imaginar o que a pessoa gostaria. Mas com certeza vai sair algo bem bonito, seus trabalhos são sempre muito caprichados e bonitos com certeza o que sair, ela vai gostar.
Bjs

Eliana disse...

Com tanto talento que você tem, Márcia, com certeza uma inspiração para um lindo trabalho surgiria...
Vou ficar esperando ansiosa para ver suas aventuras tricosísticas, assim como adoro ver o seus crochês!!!
Bjs.

COMESSINHO disse...

Marcia estou passeando no seu blog justamente com esta duvida , pois tenho uma encomenda de encharpe com lã branca e to na duvida com o ponto e vim me inspirar no seu blog pois sigo ele como referência , suas artes são taõ lindas que não me decido , bejussssssssss sua fã Sandra .

Mamã Martinho disse...

Que grande aventura! Mas tenho a certeza que o cachecol vai ficar bem giro! E continua assim, porque fazer um trabalho só por fazer não é bom, desanima qualquer um.

Bjs

Mónica

GUYDA disse...

Uffa!!! Que fôlego heim??? Parabéns tá lindo!!!! Acho que escolhi a terapia certa pra mim. É um verdadeiro teste de paciência o tricô. Estou amando aprender. Bjss

Renata disse...

Oiii amiga, ficou lindão!!!Não repare meu sumiço,tá tô meia "borocoxô"!!!Fique com Deus!!!Bj gde,Rê.

Maria Arlete Art´s disse...

Olha estou passeando no seu blog, e estou adorando.
Gostaria que você entrasse no meu blog e deixasse o seu comentário, pois ele é muito importante para mim que estou agora com blog. Beijos
WWW.criamodamaria.blogspot.com