18 de abril de 2006

"Ponto Ventania (1)"

Olha que ponto bonitinho!
Minha ex-professora de tricot/crochet me passou esse ponto e disse que fica bem para fazer faixa para cabelo, cinto se tricotado em barbante e até mesmo cachecol que deve ficar bonito com lã grossa. Ela chamou este ponto de "Ventania (1)".
Fiz uma amostrinha para ver o ponto. Muito gostoso e fácil de tricotar.
Número de pontos múltiplos de 3
Carreira iguais: *1 ponto sem fazer em tricô, 1 laçada, 2 pontos juntos em tricô*, rep. de * a * terminando com 2 pontos juntos em tricô.

18 comentários:

Anônimo disse...

'Vareiação' do ponto turco, né? :o) Lindo e fácil de fazer, um dos meus pontos favoritos :o) Beijins procê!

Márcia disse...

É uma vareiação mas o detalhe é que vc vai deixar 1 sem fazer numa carreira e depois tricota na outra... muito legal! Então quer dizer que a senhora já tá de vorta né? Que legal! Quero te ver no próximo encontro das tricoteiras, heim?! Beijins procê também... daqui a pouco vou visitar seu blog.

Anônimo disse...

ô minha linda, eu já voltei - e bem na semana que tá fazendo frio, brrrrr!!!! Achoq ue vou sim no encontro das tricoteiras, tô morrendo de saudades docêis! :o) Beijins!!!

andrea disse...

que bom que esfriou heim ? vou voltar a pegar nas agulhas de tricô :-D

Anônimo disse...

Oi Márcia!
Por favor será que vc pode me ajudar?
eu só sei fazer cachecol em tricô e ainda assim tenho algumas dúvidas básicas, que são "idiotas" mas fazem muita diferença p/ mim!
É o seguinte:
A primeira coisa que eu fico em dúvida é se quando uma receita tem escrito por exemplo: 1 carreira em tricô, eu tenho que fazer só a ida em ponto tricô ou uma carreira significa ida e volta?
A segunda dúvida é que só sei finalizar um cachecol tricotando os pontos de dois em dois até acabarem, quando eu acho que atingi o tamanho que gostaria... Não tem outro jeito de rematar sem ter que ir tricotando os pontos de 2 em 2? Desse jeito fica meio torto...
Bom é isso!

Desde já agradeço muito, muito, muito a sua atenção!!!

Aguardo a sua resposta!!

Ligia

Márcia disse...

Ligia, uma carr. em tricô é só ida ou só a volta. Quando vc ler ou ouvir 1 cordão em tricot aí sim são duas carr. em tricot, ou seja, ida e volta. Quanto ao arremate, eu só sei fazer de dois em dois. Mas também pode ser finalizado com agulha de bordar que a gente usa p/ costurar blusas. Só que este tipo de acabamento é mais p/ golas, punhos e barras. Eu ainda não sei fazer esse acabamento. Um beijão!

Anônimo disse...

Oi Márcia!

Obriagada por ter respondido!
Já descobri o meu erro...
Olha que ridículo, a pessoa que me ensinou disse que quando eu quisesse terminar uma peça era só ir tricotando os pontos de 2 em 2 até eles acabarem...
Mas não me disse que tinha que devolver o ponto p/ a agulha esquerda etc... Então eu simplesmente ia tricotando 2 pontos juntos em tricô até eles acabarem, sem devolvê-los p/ a agulha...
Como eu iria adivinhar? rsrs
Valeu a lição!

Mto obrigada novamente!

Bjos,

Ligia

Márcia disse...

Ligia, e eu também esqueci de informar que tem q voltar o ponto p/ agulha esquerda... como sou burra... Mas sabe o que é, já ficou tão automático que a gente acha q todo mundo vai entender do jeito q a gente escreve, mas é claro que não é assim, né? Afinal de contas eu também tenho muitas dúvidas ainda!!!! Um beijão!!!! :)

Anônimo disse...

Eu tentei fazer este ponto, mas ainda não consegui...Será que vc poderia explicar melhor no blog? Eu achei lindo...Queria tanto um cachecol...

Anônimo disse...

Oi, estou voltando a fazer tricô e agora que vou ter mais um sobrinho pretendo fazer algumas roupinhas para ele. O que você acha de usar esse ponto para tapete? O avesso é a mesma coisa do direito? Vou visitar seu blog sempre achei ele bem legal! Bjs

Anônimo disse...

Oi, estou voltando a fazer tricô e agora que vou ter mais um sobrinho pretendo fazer algumas roupinhas para ele. O que você acha de usar esse ponto para tapete? O avesso é a mesma coisa do direito? Vou visitar seu blog sempre achei ele bem legal! Bjs

Luciana disse...

Esse ponto aqui na Bahia chama-se GRÂNFINO elçe é lindo pra cachecol mesmo!

Regiane disse...

Gostei muito deste ponto, mas não sei como é que se az 1 ponto sem fazer em trico, será que poderia me explicar melhor? Grata desde já bjos
Regiane

Márcia disse...

Regiane, é só vc passar o fazer da ag. esquerda pra direita sem trabalhar mas com o fio na frente como se fosse fazer o ponto tricô. Um abraço!

Anônimo disse...

Oi Marcia,

Navegando eu encontrei seu blog, e vc me prestou um grande serviço, pois eu pensava que cordão e carreira era a mesma coisa, coisa de tricotignorante, o que é meu caso, mas eu chego lá. Muito lindo seus trabalhos. Vc temidéia quando está o preço de venda dos chacecois? Obrigada, BETH

Márcia disse...

Beth, depende muito do fio q vc vai usar no cachecol... não sei te dizer ao certo mas de 20 a 40,00... chutando por cima, tá? Um abraço!

Anônimo disse...

Marcia, eu aprendi trico há quase uns 20 anos atrás, tricotei um ano e depois abandonei,mas estou voltando agora, fuçando muito na net, e aprendendo bastante nos blogs dessas arteiras, assim como vc. Meu primeiro cachecol eu fiz e desmanchei 3 vezes, na quarta, aí desencantou. Fui trabalhar com ele e já estão me fazendo encomendas. Aí, fui fazer o cacehcol que dobra de tamanho. Passei a noite passada inteira até as 2h da manhã, quando fui esticar para dobrar o tamanho, advinha, desmanchou todo o final, porque esqueci de dar o nó final, ai que burrrra!!!Eu também tenho um blog, por favor, me visite em http://foreachonebag.blogspot.com/, e veja minha arte em bolsas de tecido, utilizando a mesma técnica do bolsa de couro feita a mão. Obrigada por me responder e sucesso com seus trabalhos. BETH

Anônimo disse...

Esse ponto Ventania é bem parecido ao que m inglês/EUA chamamos de Brioche. Em espanhol é ponto Inglês e aqui vai um vídeo pra vc ver como é fazê-lo em duas cores.
http://www.youtube.com/watch?v=5xkLpeY_Gg0&feature=related