10 de dezembro de 2005

Para Sandra Jay

Sandra, meus bolos são supersimples e a base é sempre a mesma. Espero que goste.

Bolo de chocolate

2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de margarina ou manteiga
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
4 ovos (claras em neve)
1 colher (sopa) de fermento em pó

Bater primeiro o açúcar, a margarina e as gemas. Acrescentar aos poucos o leite, a farinha e o chocolate em pó. Bater as claras em neve. Colocar o fermento, mexer bem delicadamente e por último as claras em neve.
.
.
Bolo de Fubá (mas que parece mais com bolo de queijo)

2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de queijo ralado
1 1/2 (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de fubá
2 xícaras (chá) de leite
2 colheres (sopa) de margarina ou manteiga
3 ovos (claras em neve)
1 colher (sopa) de fermento em pó

O modo de fazer é o mesmo procedimento do bolo de chocolate.
.
Observações:
Eu costumo peneirar o açúcar, a farinha, o chocolate e o fermento.
Untar a forma com margarina e farinha.
Aquecer o forno por uns 5 a 10 min. antes de assar.
Assar por 40 min. a 230°, depende do forno.

3 comentários:

Sandra Jay disse...

Oi Márcia
Nooooossa , estou passada....rsrs
que honra a minha ....
brigaduuuuuuu
adorei , agora estou com enorme problema , qual primeiro , chocolate ou fubá , fubá ou chocolate??????? q dúvida cruel...uuuuuuuuuuuiiiiiiiiii
meus quilinhos......... rsrs
segunda feira eu vejo o q eu faço , ou será não faço?
bjcas
;)
Sandra Jay

Adelaide disse...

Márcia,
Seu blog é muito bom... gosto dessa variedade de assuntos que vc coloca.
Essa receita do bolo de fubá c/ queijo me deu saudades. Quando eu estava grávida de meu filhão + velho eu era viciada num bolo de milharina que levava queijo. Fazia todo domingo. Não lembro + da receita, vou fazer esse que deve ser bem parecido.
Ah, dê os parabens pra sua mãe, é claro que vc tinha que ter uma mãe artista tb...
beijos.

Márcia disse...

Adelaide, muito obrigada por mim e pela minha mãe. Acho até que minha mãe tem mais jeito para artesanato. Eu ainda vou postar outras coisinhas que ela faz... Beijão!