29 de agosto de 2006

Gorro Odessa feito por Kátia Angelotti

http://www.magknits.com/feb06/patterns/odessa.htm
Adaptada por Kátia (com valiosa ajuda de Aloísio e Stella)

Materiais:
1 novelo de lã Retalhos da Center Lã de 40g
Agulha 3,5mm (40 cm) circular
Agulha 4mm (40 cm) circular
Jogo de agulhas de 4mm de 2 pontas
Marcador de carreira

Pontos empregados:
meia (avesso tricô)
mate simples (ms) = tirar 1 p sem fazer em meia, tricotar o p seguinte em meia e passar o p tirado sobre o tricotado.
mate duplo (md) = tirar 1 p sem fazer em meia, tricotar juntos os 2 p seguintes em meia e passar o p tirado sobre o tricotado.

Modo de fazer:
Com agulha circular de 3,5mm montar 110 p e trabalhar em barra 3x2 (3m,2t) por 2,5cm. Após, fazer 2 pontos em meia, colocar 1 marcador (será o início de todas as carreiras do gorro) e passar para agulha circular 4mm, trabalhando da seguinte maneira:
*1 mate simples, 6 p em meia, 1 laçada, 2 p em meia*
Após 14 cm desde o início, começar as diminuições (trabalhar com as agulhas de 2 pontas quando achar necessário):
1ª) 1ms, 6m, laç, 2m = 110p
2ª) 1md, 5m, laç, 2m = 99 p
3) 1ms, 5m, laç, 2m
4ª) 1md, 4m, laç, 2m = 88p
5ª) 1ms, 4m, laç, 2m
6ª) 1md, 3m, laç, 2m = 77p
7ª) 1ms, 3m, laç, 2m
8ª) 1md, 2m, laç, 2m = 66p
9ª) 1ms, 2m, laç, 2m
10ª) 1md, 1m, laç, 2m = 55p
11ª) 1ms, 1m, laç, 2m
12ª) 1md, laç, 2m = 44p
13ª) 1ms, 2m = 33p
14ª) 1ms, 1m = 22p
15ª) 1ms = 11p
Cortar o fio, passar pelos 11p restantes com a ajuda de uma agulha de tapeçaria, apertar bem, dar um nó unindo o primeiro e o último p e arrematar o fio restante por dentro do gorro.

Obs.: Se for seguir a receita original, precisará de 110 a 150 pedrarias (pérolas, miçangas ou à gosto), passadas no fio a tricotar antes do início do trabalho.
Tricotar o gorro seguindo a receita e após fazer os 2 p em meia e colocado o marcador, fazer 2 carreiras de: *1ms, 6m, laç, 2m* (circular simples)
Depois dessas 2 carreiras continuar fazendo o gorro da seguinte maneira:
1 carreira de: *1ms, 3m, 1m com a conta, 2m, laç, 2m* (circular com contas)
3 carreiras de: *1ms, 6m, laç, 2m* (circular simples)
E após 14 cm fazer as diminuições como explicado.

14 comentários:

Anônimo disse...

Que delícia ver que sempre se pode fazer uma mesma coisa, de forma tão diferente! Ficou lindo. Parabéns!

Monica disse...

Uia, vou começar o meu hoje!!!!Beijos da Nick e para o Francisco tb!!!

Claudia H disse...

Ficou um encanto!
Parabéns!
B-jos

Anônimo disse...

Ficou lindo.....parabéns
Abraço
Aloisio

Anônimo disse...

Lindo! Queria ver na cabecinha da dona ;)
Ficou maravilhoso mesmo!
Parabéns!
Olivia

Anônimo disse...

Kátia, meus parabéns. Enquanto ia traduzindo a receita, percebi que este gorro não é muito facim, não. Tem de ter paciência e ainda não cheguei lá. E na receita original tem miçangas...
Gostei, querida. E olhe, esse negócio de diminuição inclinada para a esquerda ou para a direito no raglã, que vc escreveu no outro tópico, é coisa à toa. Eu achava que devia ser um tremendo bicho-papão, mas é papinho. Lembra-se do "sl 1, k1, psso"? Então, é o famoso. Mate simples. E é simples. Vc vai tirar de letra.
Tenho uma receita lindinha de gorro infantil pra vc fazer depois.
Bejuminas
Stella

Elaine disse...

Lindo,vou fazer um!!!beijos

Anônimo disse...

É muito Lindo!

Bjs

Mónica

Anônimo disse...

Oi Marcia,

Adoro entrar aqui no seu blog e ver seus lindos trabalhos. Eu sou novata no trico, mas ja estou amando muito essa arte. Eu percebi que voce adora fazer gorros, eu ja tentei fazer uns 3, ficaram bonitinhos, mas gostaria que vc me desse umas receitas simples (pois ainda nao sei tecer com agulha circular) de gorros para adultos, nunca acerto na medida e nos pontos.
Bom, pra terminar gostaria que voce soubesse que entro no seu blog todo dia e voce esta de parabens!! meu email e angelamarco35@yahoo.com.br
Um grande abraço
Angela

Anônimo disse...

Oi márcia!, achei lindo o gorro Odessa, gostaria de fazê-lo também, mas já tentei fazer várias vezes e não consegui.
Será que teria como você mandar fotos em seqüência para o meu e-mail ou uma explicação em escrito de como o gorro se fecha na agulha circular.
Eu amo entrar no seu blogger, entro todos dias, amo fazer trabalhos manuais em geral, mas em especial o tricô, parabéns seus trabalhos são lindos.
Se você puder mandar meu e-mail é esterfeoracao@gmail.com .
Um abraço, estou esperando ansiosa por sua resposta.

Renata S. P. disse...

Márcia,

Comecei meu gorro odessa com base nesta receita ontem. Estou usando o fio sublime, numa cor vinho. Acho que hoje à noite eu termino ele... Mas sabe, o meu gorro está ficando com furinhos por causa das laçadas, mas nesse seu não parece ter!
Explica?

Beijos!

Goreti disse...

Ola Boa noite

Em primeiro lugar parabéns pelos teus trabalhos são lindos´.
Ultimamente tambem me tenho dedicado ao tricot e ando viciada. Fiz este gorro Odessa é lindo de morrer, mal o vi tive logo vontade de experimentar, mas acontece que apesar de ter ficado perfeitinho, ficou pequenino, é um tamanho para criança. Queria lhe pedir quantos pontos deita para um gorro de adulto? Obrigado pela ajuda, sou novata e aind anão eprcebo muito disso, já fiz alguns gorros mas uns ficam mt grandes e outros muito pequenos :)
Obrigado
jinhos

Nile e Richard disse...

Oi Márcia.
Estou colocando o seu link.
Obrigado pela partilha.
bjtos.Nile.

Fernanda disse...

Esse gorro fez o maior sucesso em casa, já fiz uns três!! Muito obrigada!! Coloquei algumas fotos num blog que estou começando e fiz o link para o seu, para quem quiser ver a receita tão linda. Muito obrigada.