3 de agosto de 2006

Queridas tricoteiras,

Não sei porquê essa pessoa aqui que vos escreve se mete à besta em fazer coisas humanamente impossíveis e tão pouco prazerosas. Me refiro à uma bendita blusa que escolhi para fazer nas minhas aulas de tricot com uma professora que tem um método muito difícil, complicado e que requer uma paciência duplicada. Os trabalhos dela são lindos e quase perfeitos (porque ninguém é perfeito, certo?) e para obter esse resultado quase perfeito exige uma paciência oriental e uma habilidade com a mente. Tenho um sobrinho por parte de marido que tem dezoito anos e que gosta de rock pesado assim como eu. Então, que tipo de blusa ficaria bonito para um rapaz roqueiro? Uma blusa canelada, de gola alta, comprida (mas nem tanto) e na cor preta. Até aí tudo bem. Mas, por que eu, infeliz, fui escolher justamente esse tipo de blusa para um método desse? Nem vou responder... Trata-se de um jeito de tricotar que você fica com o trabalho todo no seu colo o tempo todo. Em primeiro lugar coloca-se uma linha de cor diferente na agulha faz uma carreira em meia e depois troca pelo fio que você vai fazer a blusa. Faz a frente toda e já desce tricotando as costas assim não terá costura nos ombros. Desceu as costas faz-se a barra que tem o acabamento com a costura tubular. Volta para parte da frente, retoma os pontos e faz a barra com o mesmo acabamento. Do corpo da blusa sai as mangas, ou seja, em vez de aumentos você tem que fazer as diminuições. Costura a blusa nas laterais por inteiro, pegando o corpo com as mangas. E, por último a gola que terá o mesmo acabamento tubular. Fiquei cansada só de escrever. Desculpe, mas isso foi um resumo do método porque não pretendo entrar em detalhes mesmo porque não vou saber explicar melhor. Conclusão: por que eu não escolhi uma blusinha de criança????????? Agora entrei na chuva, estou molhada e tenho que me secar, não é mesmo? Minhas mãos, braços e ombros estão doloridos e já não aguento mais ver lã preta na minha frente. Só não vou desistir porque vou começar as mangas (ainda!).
E, tem mais uma coisinha que vocês podem achar um absurdo mas eu detesto tricotar no frio! Minhas mãos ficam tão congeladas que fica impossível manusear as agulhas. Prefiro tricotar em qualquer outra estação menos no frio. Claro que, se eu tivesse uma lareira ou um aquecedor teria o maior prazer em tricotar no inverno. Mas, eu só quero ficar embaixo do meu edredon vendo TV.
Só mais uma coisinha, estou tentando baixar fotos/imagens neste blog e pra variar não está sendo possível porque este blogger fica fora do ar muitas vezes.
Ufa! Que longo desabafo!
As que conseguiram ler até aqui, meu muito obrigada.
Um beijo com carinho!
Márcia, Mitricot.

19 comentários:

Anônimo disse...

olha que engraçado!! meu pai acabou de falar pelo skype:

Nunca perca fé em si mesma, naquilo que voce faz, naquilo que pretende, naquilo que tenha desenhado para o seu futuro e principalmente nunca DUVIDE DA SUA COMPETENCIA!

Bonito não é?
Li seu desabafo ate o final rsrsrsrs.
tb estou fazendo uma blusa preta pro meu namorado, estou no fim, eu acho, isso se a professora nao resolver desmanchar, mas nao creio...

Eu ao contrario de vc, A D O R O tricotar no frio, me aquece rsrsrs

Beijos
Nanda

Anônimo disse...

Olá Márcia! Ufa! Fiquei cansada só de ler imagina tentar fazer. Mas vc há de convir, vai ficar muito bonita essa blusa. E agora que está na reta final, não vale a pena desistir. Da próxima, escolhe um cachecol para dar de presente....rs. Beijos e boa sorte com blusa (por favor, mande fotos). Naiara

Anônimo disse...

Olá Márcia! Ufa! Fiquei cansada só de ler imagina tentar fazer. Mas vc há de convir, vai ficar muito bonita essa blusa. E agora que está na reta final, não vale a pena desistir. Da próxima, escolhe um cachecol para dar de presente....rs. Beijos e boa sorte com blusa (por favor, mande fotos). Naiara

Anônimo disse...

rsrs

Adoro a sua competência nos desabafos. rsrs
Gostei mesmo.
Se não botamos para fora , fica corroendo por dentro.
BRAVO!!!!!
Mas pelo visto sobrinho vai ganhar a blusa .
Não sei se neste inverno.
Este não é aquele método q faz , começa da gola e termina nas barras?
Está dando trampo, mas tenho certeza q vai ficar o máximo.
bjcas

Sandra Jay

Monica disse...

Força miga, gambaté, pense na Sandra com aquela blusinha do marido dela, o seu deve ser fichina....
beijos

Anônimo disse...

UFA! QUERIDA, QUE EPOPÉIA! JÁ QUE VC COMEÇOU, MELHOR TERMINAR, NÉ? TALVEZ AJUDE SE VC PENSAR QUE ESTE MÉTODO VAI DEIXAR A PEÇA COM UM ACABAMENTO IMPECÁVEL. EU CONFESSO QUE PREFIRO PEÇAS BEM ACABADAS, POR ISSO PREFIRO USAR FIOS E AGULHAS FINAS, DIFICILMENTE TRABALHO COM AS DE N.4 OU MAIS GROSSAS. O TRABALHO FICA SUPIMPA, MAS DÁ UM TRABALHO...
QUANDO TERMINAR ESSE TRABALHO HOMÉRICO, POSTA PRA GENTE VER O RESULTADO, APOSTO QUE VAI FICAR MARAVILHOSO.
BJS
MIRIAM COM "M"

Anônimo disse...

Pelas barbas do netuno!!!!!!! espero que pelo menos essa blusa não seja do tamanho da blusa da Sandra Jay rsrsrsr
Má, eu também tô que não agüento ver lã preta na frente, cansa muito! Mas vá firme, que a blusa vai ficar perfeita, podes crer! Antigamente eu também unia assim as mangas e o corpo, mas parece q não tem fim, né? Essa barra tubular é a barra elástica, como a Mônica estava fazendo? porisso que tem q voltar pra frente...
Credo, vc escreveu um romance e eu estou escrevendo uma novela..
Bjs e boa sorte!
Kátia

Márcia disse...

Sandra, começa pela parte da frente sem fazer a barra, sobe, sobe e desce fazendo as costas e termina na barra e depois vai na frente, cata os pontos pra fazer a barra da frente. Acho que depois que pega prática fica fácil... sei lá... é a segunda blusa que faço assim então ainda não acostumei. Bjs, :o)

Márcia disse...

Kátia, é a costura que a Mônica tava ensinando para Sandra... fica superboa a barra mas.... Bjs, :o)

Tati disse...

Olá, Márcia!
Realmente, cansou só de ler! Mas convenhamos... é ótimo desabafar!
Ahh, posso colocar um link para o seu blog lá no meu?
Grande beijo!

Art & Disorder disse...

Ohh tadinha,Marcia me partiu o coracao isso tudo,caramba que bela escolha mesmo heinnn?rsrs,mas tenho certeza que vira aqui e nos dira!VALEU a pena o sacrificio.Boa sorte miga e muuuita paciencia,que vc chega la.

Anônimo disse...

Ué... paciência oriental vc tem né? :-))) Não desanime! No fim, quando o trabalho ficar bonito, vc nem vai lembrar do trabalhão.

Bjins, Eliane Moura

Anônimo disse...

Oi Maárcia,

Percebo-te perfeitamente, eu tb fiz uma camisola de homem, que apesar de não ser tubular, também me custou imenso. Mas pensa que já estás no fim e acredita que no final te vais sentir satisfeita com o resultado!

Bjs

Mónica

Anônimo disse...

Nussa, meu fusível mental queimou só de ler explicação da blusa :o) que moça inteligente que você é, eu já teria desistido e feito a blusa com mil costuras, todas pelo lado direito :o)

Eu e as Agulhas disse...

Nossa fiquei apavorada só de ler, que trabalheira. Ainda bem que está esquentando e você agora consegue acabar!!!
Tenha um lindo fim de semana (com blusa e tudo)
1000Beijos
Miriam

Elaine disse...

tambm acho um saco quando vc digita uma receita enorme do trabalho que fez e depois nao consegue por a foto,quero morrer rsrs!e quanto ao seu trico,nao entendi nadica de nada desse metodo,isso eh pra veterana e nao amadores como eu rsrs....beijinho

Anônimo disse...

Vai ser recompensada por esse trabalho e quando pegar o jeito perguntará o que seria assim tão didícil de aprender nesse método.
Em relação ao frio porque não esperimenta tricotra umas luvas sem dedos, bem simples, (com um nome bem estranho) mas que dão um aconchegozinho e deixam os dedos livres para trabalhar. Há várias receitas pela net mas a SandY, no último mês postou uma receita que pode experimentar
http://sandy30.wordpress.com/
Beijos e bom trabalho

P.S. Eu também me queixo da temperatura para tricotar mas é mesmo por estarem cerca de 40º e nem uma brisa ou humidade no ar

Márcia disse...

Ôpa "anônimo" uma excelente idéia. Vou fazer isso mesmo. Porque minhas mãos ficam tão duras e geladas que não consigo tricotar nada. Muito obrigada!!!! Beijão, :o)

Anônimo disse...

Olá Márcia,

Meu nome é Fabiana e estou começando aprender tricot e estou amando.
Você poderia me mandar a receita do ponto que está na foto do seu blog com a lã nina azul claro?
Vc disse q a lão estava mais grossa em um determinado ponto. Achei lindo esse ponto.
Meu e-mail é:

freisrr@yahoo.com.br

Beijos