29 de julho de 2007

Algumas questõezinhas...


Mesmo sem enxergar direito, você tricota lã escura a noite?

Você já tricotou a noite em frente ao pc?

Você que não tem impressora (como eu) já ficou em frente ao pc, anotando a mão as receitas interessantes que acha pela net?

Você come, navega e tricota em frente ao pc?

Você come, navega, tricota e ainda deixa a tv ligada?

Ou ainda: você come, navega, tricota, deixa a tv ligada mas fica com fone de ouvido ouvindo suas músicas prediletas?

Você navega pelos maravilhosos blogs de tricot e crochet enquanto seu animalzinho de estimação fica no seu pé pedindo atenção até que você tem que segurá-lo no colo?

Você fica no sofá tricotando desde o começo de Malhação até o Jornal da Globo (risos)?

Você dorme e acorda pensando em tricot?

Você vai à loja de lã com muita frequência? E quando vai, volta com pelo menos um novelinho de lã ou linha ou agulha ou botão ou zíper ou qualquer acessório ligado ao tricot/crochet?

Se você respondeu sim a mais de uma dessas questões, parabéns!!! Você, assim como eu, tem um vício incontrolável pela arte de tricotar!! E, posso te dizer que esse vício não tem cura, é pra sempre. Afinal de contas, coisas boas tem que durar pra sempre!

27 de julho de 2007

Mais uma azul?!


Fiz esta blusa para meu sobrinho Gabriel (seis anos mas veste tamanho dez). Mais uma blusa na cor azul e o melhor é que tem mais novelos na cor azul para fazer outra blusa pra ele. Só que antes vou tricotar o colete verde escuro e depois uma blusa verde, pra mudar um pouquinho.....
Não anotei receita mas a revista que me ajudou a compor esta blusa foi a Tricot Infantil nº 30 da Editora Liberato. Sempre pego o ponto fantasia de uma blusa, misturo com o tamanho da cava de outra e faço mangas de outra receita. Por isso, não tem receita.

25 de julho de 2007

Bolsinha para celular





Fiz essa bolsinha seguindo a receita que está em Receitas dos Tricotados no blog da Denise, Mademoiselle. Por opção não fiz a alcinha porque queria apenas uma 'capinha' pro meu celular novo (hum metida, né?)!!! Usei o fio Sublime com agulhas para tricot nº 3,5 para ficar bem apertadinho. Adorei o resultado! Agora, vou tricotar uma bolsinha em linha como sugere a Denise.


********

27/07/2007 - Sexta-feira:

Dois dias depois... a bolsinha que era para ser capinha virou saquinho. Fiz os pingentinhos para dar um charminho. Tudo isso é porque fiquei com preguiça de pregar botão, zíper ou velcro. Achei que um fiozinho com pingentinho ia solucionar rapidamente o meu problema já alertado pela Denise. Agora, o celular não cai na bolsa.

23 de julho de 2007

Nina



Cansei do azul... agora, estou na onda do verde!
"Verde que quero ver-te" (ou algo parecido com isso...).
Nina é um fio bonzinho quando se tem sorte, por isso, quando for comprar esse fio, 'olhe com as mãos'. Sinta no toque a qualidade do fio. Sinceramente, acho que a qualidade da Nina melhorou muito e me atrevo a dizer que superou a Família. De repente, um fio simples pode trazer um bom resultado.
Mal posso esperar para começar um coletinho para um dos meus sobrinhos. Percebi que até hoje só fiz blusa e gorro na cor azul, inclusive, estou terminando mais uma blusa azul pra ele.
Não vou negar, eu amor essa cor, mas tenho que dar chance à outras cores também...
Muita lã e muitos projetos. Agora, me falta mãos e um dia com mais horas para tricotar e fazer todas as coisas rotineiras....


21 de julho de 2007

Pingouin


(tricotando uma coisa mas já pensando em outra...)

Descobri agora que a Pingouin tem um site próprio, ou seja, não precisa acessar o site da Paramount. Mas, como nem tudo é perfeito, já percebi que ainda não tem as receitas da net da última revistinha que, inclusive, peguei hoje na lojinha de lã... E, tem um modelinho lá que me chamou a atenção principalmente depois que vi a Angelica usando no programa Estrelas de hoje. Não sei se alguém assistiu. Era um modelito roxo, com tranças, lindinho! É tipo uma batinha mas que tem uma pala e depois desce o corpo e as mangas. Pelo que vi na revista da Pingouin as partes da blusa são feitas separadamente só que estou achando o modelito da revista um pouco largo enquanto que o da Angelica estava mais enxutinho. Uma fofura! Também pude observar, não sei se um pouco tarde, a volta dos trabalhos irlandeses, ou seja, cheios de tranças de tudo quanto é tipo e pontos cruzados. Trabalhos que requer muita atenção e muita paciência mas que no final o resultado fica divino.
.
P.S.: Alguém aí já conhece um fio da Pingouin chamado Noblesse? Se já, o que achou do fio?

20 de julho de 2007

Meu dia...



Eu divido o meu dia assim: acordo, tomo café, limpo a casa, faço o almoço, arrumo a cozinha e depois é só alegria (tricot, livro, filme, novela, bolos... risos). Claro que em alguns dias essa rotina foge à regra. Eu acordo, tomo café, tricoto ou assito um filme e depois, bem depois vou limpar a casa....... Bom, ultimamente faço tricot a tarde inteira (aproveitando esse tempinho horroroso) e depois vou ler. Estou lendo o sexto livro do Harry Potter e tem um trechinho que achei superbonitinho:

(...)Dumbledore voltou à sala, sobressaltando Slughorn, que parecia ter esquecido que o amigo estava na casa.
- Ah, aí está, Alvo. Ausentou-se por um bom tempo. Ruim do estômago?
- Não, estava apenas lendo revistas trouxas. Adoro revistas de tricô (...)
(Harry Potter e o Enigma do Príncipe, pag. 61).
.
Obs.: Para quem não sabe "trouxa" no mundo Harry Potter significa "não-bruxo".

18 de julho de 2007

the not – quite – straight scarf



Esse é o nome original desse cachecol mas minha amiga Kátia Angelotti o nomeou como "Cachecol Diagonal em Barra". Por indicação dela que sabe que eu adoro tricotar cachecóis me aventurei nesse ponto maravilhoso e fácil de fazer.
A receita você encontra neste site http://allbuttonedup.wordpress.com/ em Free Patterns.

14 de julho de 2007

"Sliding Boards"



A receita você encontra aqui .

Estou usando o fio Acalanto com agulhas nº 6.

Ainda não terminei os vários trabalhos começados. Estou numa fase terrível onde só começo e não termino. Pode ser ansiedade, pode ser preguiça ou pode ser loucura mesmo. Pior é que quero começar vários outros trabalhos mas aí já é demais, 'entonces', estou me controlando. Acho que no fundo o blog atrapalha um pouco... porque para postar com frequência preciso fazer trabalhos rápidos e assim os trabalhos longos ficam de lado. Se eu ficar um pouco ausente já sabem ou eu desisti de vez ou estou terminando algo.

9 de julho de 2007




Tamanho: infantil 3/4 anos.

- 1/2 novelo Flash Colour;
- agulha retas de tricô nº 4,5;
- ponto meia no direito e tricô no avesso.
- 72 pontos, sendo que dois pontos são de borda.

Trabalhar por 20 cm e começar a diminuir do seguinte modo:
- 1t (borda), 5m, 2 j.m...... terminando com 1t (borda);
- avesso em tricô;
- 1t (borda), 4m, 2 j.m...... terminando com 1t (borda);
Continue assim até ficar 1m e 2 j.m.
Fazendo essa diminuição o topo do gorro não fica tão franzido (ver foto).
Passar um fio nos pontos que restarem na agulha.
Costurar a lateral do gorro.


4 de julho de 2007

Gorro Sublime

A escolha do ponto
(clique na foto para visualizar a receita)

Terminando o gorro

O gorro no Ponto Falso Inglês
(receita do ponto na primeira foto)
.
01 novelo do fio Sublime da Pingouin.
Agulhas para tricot nº 4. Desta vez usei
agulhas retas por causa do ponto.
Fazer uns 4 cm de barra 1/1 (*1m, 1t*).
Quando atingir 21 cm desde o início
começar as diminuições:
*2m, 2 pontos juntos tricot*.
Passar um fio entre os pontos
que ficaram na agulha e franzir.
Costurar a lateral do gorro.

3 de julho de 2007

Lembra quando postei o novelo aqui ?
.



Demorou mas fiz. Aliás, fiz ontem mesmo. Esse ponto é realmente muito bom de se tricotar porque é rápido, prático e bonito. É o mesmo ponto do cachecol Sublime (post anterior).
Nesse cachecol apesar de ter usado agulha nº 12 e esse ponto com laçadas foram quase dois novelos de 100g cada porque é um fio (Íris-Cisne) que não rende quase nada. Trabalhei com 18 pontos. O cachecol ficou muito gostoso, fofo e macio.

2 de julho de 2007

Sublime



(A cor é pink! É aquele novelo do post anterior)
.
.
Acredite, eu consegui fazer esse cachecol com um novelo de 100g do fio Sublime da Pingouin. Usei agulhas de tricot nº 10 no ponto Ventania 1 (Nº de pontos múltiplos de 3. *1 ponto sem fazer, 1 laçada, 2 pontos juntos*). Nesse cachecol coloquei 27 pontos. Esse fio é muito macio, fofo e tem uns pelinhos que não coçam e não pinicam. Imagine o fio Desejo (Pingouin) peludinho. O cachecol ficou bem mole, leve e fofo. A pessoa que ganhou amou e já usou!
Obs.: Dependendo do fio e do ponto não há necessidade de fazer o cachecol muito comprido porque vai acabar laceando, esticando.