5 de junho de 2006

Ressuscitando o Ponto Espiga


(direito)


(avesso)
Estou com esse ponto na cabeça desde que vi o cachecol/xale/estola que minha tia fez. E algumas blusas lindas também que vi por aí. Enquanto não faço meu xale/estola, deixo aqui a amostrinha do ponto e quem quiser já pode fazer trabalhos bem bonitos. Apenas uma pequena explicação que nem eu sabia direito: a diferença entre xale e estola. Pelo que entendi, procurando a resposta no dicionário, o xale é uma espécie de manta, geralmente de lã ou de seda, quadrada, triangular ou retangular usada pelas mulheres como agasalho ou adorno enquanto que a estola é uma espécie de xale retangular comprido.

Ponto Espiga
Número de pontos múltiplos de 4
1ª carr.: *4 tricôs, voltar 2 pontos para a agulha esquerda, passar o fio para trás e tornar a passar os pontos para a agulha direita*, terminar a carreira com 2 tricôs.
2ª carr.: *2 meias, 2 tricôs*.
Repetir sempre essas duas carreiras.

11 comentários:

Sher disse...

Oi Márcia,

Como esse ponto tem avesso e direito diferentes não fica muito legal para cachecol né?
Mas é muito lindo, pensei em fazer uma blusa pra mim com ele.

Beijos

Márcia disse...

Sher,
mas vc tinha que ver a estola, ficou lindíssima!!! Agora, esse ponto em blusa fica show. Faz sim e depois manda uma foto p/ eu ver...
Um beijo,
:o)

Anônimo disse...

Oi Marcia

Tenho visitado batante seu blog e . na minha opinião, é um dos melhores que eu ja vi.
Suas receitas são legais, seu jeito de escrever é divertido e agora só falta me aventurar na cozinha também, para fazer alguns de seus doces.
Parabéns!!!

Cristina

Márcia disse...

Cristina,

MUITO OBRIGADA!!! Visite sempre, fique a vontade, a casa é sua!

Um beijão,
:o)

Agulhas Mágicas disse...

Márcia,

Adorei rever esse ponto.Foi um dos primeiros que aprendi quando aprendi a tricotar,gosto de seu blog, e dos diversos pontos que vc apresenta.

Abs

Mone

Márcia disse...

Mone, obrigada! Não vejo a hora de fazer meu xale com esse ponto... é que tem projetos na frente ....
Beijão,
:D

Anônimo disse...

peguei a receita, mas não consegui fazer .Voce pode me explicar direito,quando passo o fio para tras e volto os dois pontos para a agulha, o que faço? Só passo, faço trico, volto o fio para frente...
Por favor me ajude ! Obrigada
Kátia

Márcia disse...

Katia, claro que ajudo. Você precisa voltar o fio pra frente pra continuar fazendo o tricot. Qualquer coisa, 'grite'! Um beijão, :D

TRICOMANIA disse...

Olá Marcia,pesquisando na net,acabei de achar o ponto que quero fazer pra minha blusa,vai ficar muito lindo ,muito obrigada,,beijos

Unknown disse...

oi marcia minha mae esta tentando fazer esse ponto espiga mas nao esta conseguindo...seria bom vc fazer um video...obrigada

Dequech disse...

Ola Marcia... encontrei o q. tanto procurava... "ponto espiga"..

não é dificil, consegui fazer.com sua explicação. lindo lindo.. estou fazendo uma blusa e ja estou metade da costa... .. Parabéns é de facil assimilação.
Regina