22 de novembro de 2005

Gardênia ou se preferir Jasmim-do-cabo

A quem interessar:

(Gardenia jasminoides)
Por: Rose Aielo Blanco no site jardimdeflores

Família: Rubiáceas
Origem: Ásia, China
Porte: Arbusto que pode atingir até 2 metros de altura
Plantio: Propaga-se por meio de estaquia da ponta de ramos
Solo ideal: Rico em matéria orgânica (mistura recomendada: 1 parte de terra comum de jardim, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de composto orgânico)
Clima: Ameno
Luminosidade: Precisa de muita luminosidade, de preferência sol pleno, mas não suporta bem o sol direto nos horários mais quentes (das 11 às 17 horas)
Regas: Durante a primavera e o verão devem ser freqüentes, mas recomenda-se não molhar as flores. A quantidade de água deve ser diminuída durante o outono e inverno. Solo encharcado, nem pensar!
Uso paisagístico: ideal para ser usada como maciço ou formando cerca-viva, mas dá ótimos resultados também como exemplar isolado
Podas: Recomenda-se para manter o formato compacto, mas devem ser feitas sempre após a floração.
No início da primavera, a gardênia começa a se cobrir de belas e perfumadas flores brancas. Seu perfume doce e intenso já inspirou até boleros (alguém aí já ouviu a música “Perfume de Gardênia”?) e lhe rendeu o nome popular de jasmim-do-cabo, mesmo não sendo uma espécie da família dos jasmins. O responsável pelo nome “gardênia” foi o botânico americano Alexandre Garden. Existem cerca de 250 espécies conhecidas como gardênia, porém a mais cultivada e famosa é a Gardenia jasminoides que, recentemente, parece ter sido reclassificada como Gardenia augusta.Além das flores que, sem dúvida, são o verdadeiro espetáculo da planta, a gardênia produz uma folhagem verde escuro muito bela e brilhante, com o detalhe que as folhas não caem durante o inverno. Para estimular a floração, recomenda-se adubar as gardênias com húmus de minhoca. Pode-se aplicar também uma adubação química com NPK (4-14-8), de 3 em 3 meses.



7 comentários:

Anônimo disse...

Como é linda, né? Temos dois pés aqui e colho qdo tem flores; o escritório inteiro fica perfumado!
Bjinhos
Kátia

andrea disse...

linda flor !

Márcia disse...

Kátia, estou um vasão repleto delas. Adoro ir no meu quintal só para sentir o cheiro dessas flores maravilhosas!!!

Márcia disse...

Ops!Desculpe o erro: onde está estou um vasão leia-se por favor, tenho um vasão....ops!

Armarinho disse...

Eu amo essa flôr!
É linda , e tem um cheirinho maravilhoso!!!

Armarinho disse...

Amo está flôr!!!

[M][O][N][A] disse...

Eu acho tão bonita essa flor que quando eu tiver uma filha vou colocar o nome de Gardênia.