10 de janeiro de 2006

Pense nisso!

Felicidade

Não existem causas externas da felicidade e da infelicidade; elas são apenas desculpas. Aos poucos chegamos a perceber que é algo dentro de nós que fica mudando e isso nada tem a ver com circunstâncias externas.

O modo como você se sente é algo que está dentro de você, uma roda que fica a girar. Observe-a simplesmente - e isso é muito belo, porque ao ficar consciente dela, algo é alcançado. Agora você compreende que está livre de desculpas externas, porque nada aconteceu no exterior e, mesmo assim, seu estado de ânimo mudou, em minutos, da felicidade para a infelicidade, ou o contrário.
Isso significa que felicidade e infelicidade são estados de ânimo e não dependem do exterior. Esse é um dos pontos mais básicos a serem percebidos, porque a partir dessa percepção, muito pode ser feito. O segundo ponto a ser entendido é que seu estado de ânimo depende de sua inconsciência. Assim, apenas observe e fique consciente. Se a felicidade estiver presente, observe-a apenas e não se identifique com ela. Quando a infelicidade estiver presente, novamente observe apenas. É como a manhã e o entardecer. Pela manhã você observa e desfruta o alvorecer. Quando o sol se põe e vem a escuridão, isso também você observa e desfruta.
.
.
A intenção aqui não é escrever um blog de auto-ajuda. Estou passando por uma fase incrivelmente confusa. Não sei se pode chamar essa fase de crise existencial, mas acredite ou não eu não sei o que fazer da minha vida esse ano... Quando fico assim, um tanto perdida, procuro ler mensagens ou pensamentos filosóficos ou poemas e poesias que possam me trazer uma luz. Tenho um livro chamado OSHO Todos os Dias - 365 Meditações Diárias, que já citei aqui. De vez em quando, abro o livro numa página qualquer para ler a meditação do dia. E, hoje por acaso, acordei feliz, sentindo uma boa energia, foi aí que abri o livro e "batata", caiu bem na página da meditação intitulada Felicidade. Copiei o texto aqui somente para compartilhar com todos que me lêem.

3 comentários:

elaine disse...

http://hobilerim.blogspot.com/ marcia ja entrou nesse blog?nao sei se tudo e a moca q faz,mas eu achei sugoi!beijinhos

Márcia disse...

Ô Elaine vc tava sumida heim?? Não me visita mais, né? Vou ver esse blog... Beijos!

elaine disse...

nao sumo nao,vejo todos os dias...
e que as vezes tenho preguica de deixar comentario gomen..rsrs